ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


OBITUÁRIO

É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento da Senhora Márcia Laranjeira Rites. O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz. O funeral ocorrerá no domingo, dia 6, pelas 10 horas.
O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada. Paz à sua alma.



O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada. Paz à sua alma.
É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento de Dona Maria Adelaide Ferreira da Silva Lobo. O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz. O funeral ocorrerá na sexta-feira, dia 19, pelas 16h 30.
O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada. Paz à sua alma.
O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada. Paz à sua alma.
Fonte: Agência Funerária de Esposende.

É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento da Dona Salvina Anciães Monteiro da Cunha Azevedo. O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz. O funeral ocorrerá na segunda-feira, dia 7, pelas 16h 30.
O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada. Paz à sua alma.
Fonte: Agência Funerária de Esposende.




Y 31 de janeiro de 1952
V 16 de outubro de 2015
É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento do Pe. Manuel da Costa Amorim. Nascido em 31/01/1952. Tinha 63 anos.
A missa exequial será celebrada no próximo domingo, dia 18 de outubro, às 17h, na Igreja Paroquial de Belinho. O sepultamento será no cemitério local. O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada.

Paz à sua alma.

Faleceu Anselmo Vareiro Marques
É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento de Anselmo Vareiro Marques. Nascido em 29/05/1947. Tinha 68 anos. O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz. O funeral ocorrerá na quarta-feira, dia 07, pelas 16h 30. O sepultamento será no Cemitério Municipal. O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada.
Paz à sua alma.
Fonte: Agência Funerária de Esposende

É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento de Maria de Lurdes Eiras Praia de Matos. Nascida em 19/12/1936. Tinha 78 anos. O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz. O funeral ocorrerá no sábado, dia 29, pelas 9h 30. O sepultamento será no Cemitério Municipal. O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada.
Paz à sua alma.
Fonte: Agência Funerária de Esposende
Telefones: 253962621-966031302

É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento de Ramiro Gomes Viana. Nascido em 01/02/1944. Tinha 71 anos. O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz. O sepultamento ocorrerá no sábado, dia 15, pelas 19h no Cemitério Municipal. O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada.
Paz à sua alma. 
Fonte: Agência Funerária de Esposende

Telefones: 253962621-966031302




FALECEU MAIS UMA GLÓRIA DO ESPOSENDE SPORT CLUB
O  meu pensamento foi, Esposende perdeu um grande ser humano, um grande desportista e um exemplar chefe de Família.
Artur Alves Miquelino foi pescador de profissão, mais tarde e durante décadas foi Patrão do Salva Vidas de Esposende.
Conhecedor profundo da nossa barra, baixios, assoreamentos e correntes, onde muitas vezes aplicou a sua sabedoria, socorrendo náufragos nesse mar tenebroso que tantas vidas tem ceifado.
Falar com o A. Miquelino era algo motivador, porque as suas palavras eram meigas, e a propósito, assim como a sua boa disposição contagiava as pessoas, o seu sentido de humor era uma constante.
A. Miquelino também se notabilizou como desportista, no Futebol e Remo.
Em pé(da esquerda para a direita): Catora, Saganito(pai), Fernando Cardoso, Sousa, Miquelino, João Café(Porto Alegre/BR) e Jaime.
Agachados(da esquerda para a direita): Américo Magalhães(irmão do Tininho Magalhães), Cãla, Laguna, Souto e João Reis.


No Futebol fez parte de uma geração de Elite do Glorioso Esposende Sport Clube, foto nos anos 40/50.
Nessas épocas o E.S.C. disputou muitas vezes o Nacional de 3ª Divisão e as equipas como Gil Vicente, Régua, Mirandela, Chaves, Vianense, Famalicão, Cabeceirense, etc.,etc., era o único clube que existia no concelho, por conseguinte a euforia era generalizada.
Tornou-se uma constante, sempre que o E.S.C. ganhava fora, a equipa era recebida com banda de música na Senhora da Saúde, vindo depois em cortejo até a sede no Largo dos Peixinhos, o qual terminava sempre em apoteose.
Como eu recordo, com os meus 6/7 anos, andar a cantarolar “Ó Miquelino defende a bola, não tenhas medo de sujar a camisola...”, assim como, “no Domingo à tardinha entra em campo a nossa linha com a bola a saltitar, diz o povo cá de fora sr. Árbitro está na hora...”,  que nostalgia!
No Remo, foi onde o Artur mais se notabilizou, fazendo parte de uma equipa verdadeiramente fantástica (foto), anos 40/50, grandes proezas cometeu esta equipa.
Da esquerda para a direita:
Artur Miquelino, sota proa, Zé da Lucas, proa, Barbosinha, timoneiro, A.Portela, sota voga, e M.Piedade, voga, 
era treinador o comandante Firmino Loureiro.
No dia 6 de Agosto de 1947 em Viana do Castelo bateram o Campeão Ibérico, Galitos de Aveiro, e ganhando todas as provas disputadas nesse dia.
Em 1948, voltaram a ser Campeões Nacionais, espalhando pelo País a arte de bem remar, Caminha, V.Castelo, Porto, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, V.R.S. António, etc...
Esposende, como prova de gratidão, acompanhava estes homens em camionetas, dando-lhes incentivo e carinho.
De salientar que toda esta equipa era oriunda da classe piscatória.
Esposende deve muito a esta gente, simples e humilde, que escreveu muitas linhas de ouro na História do Desporto em Esposende.
Tivemos Campeões em Futebol e Vela, mas atingir o patamar e projecção como esta equipa, prata da casa, não tenho memória.
Lentamente, ano após ano, a nossa História vai ficando mais pobre, nunca, que eu me recorde, lhes foi prestada uma Homenagem condizente e visível, com o seu verdadeiro valor, pois estes homens prestigiaram e enalteceram, e muito, o nome da nossa terra.
Esta é parte de uma História de um verdadeiro Campeão que nos acaba de deixar....
Esposende perde um grande desportista, a classe piscatória perde uma referência.
Hoje o nevoeiro da nossa terra deixa lágrimas varridas pela nortada, lembrando-nos o  exemplo e a saudade de um verdadeiro e genuíno HOMEM do nosso rio e do nosso mar, que sentia no seu coração o palpitar constante das ondas do oceano.
Esta simples e humilde homenagem não retrata a forma de vida de uma pessoa simples e modesta do nosso povo, sem pretensões na vida, mas que Esposende se habitou a respeitar e admirar.
Até um dia destes Comandante, com as águas mais calmas e serenas, sem as maresias do costume...
À numerosa Família enlutada e especialmente aos seus Filhos, os meus sentidos pêsames.
A. Pinto





É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento do Sr. António Lima Nunes Novo. Tinha 69 anos. O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz, de onde vai sair amanhã, domingo, dia 5, pelas 10h para o Cemitério Municipal. O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames a toda família enlutada. Paz à sua alma. Fonte: Agência Funerária de Esposende - Telefones: 253962621-966031302




É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento do Sr. Joaquim da Silva Lachado. Tinha 74 anos. O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz, de onde vai sair amanhã, quarta-feira, dia 1/7, pelas 17h 30 para o Cemitério Municipal. O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames a toda família enlutada. Paz à sua alma. Fonte: Agência Funerária de Esposende - Telefones: 253962621-966031302

É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento da Professora Maria Estela Queirós Ribeiro de Miranda Silva. Nascida em 07/02/1937. Tinha 78 anos. O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz, de onde vai sair amanhã, segunda-feira, dia 8, pelas 16h 30 para o Cemitério Municipal. O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames ao amigo Paulinho e a toda família enlutada. Paz à sua alma.
Fonte: Agência Funerária de Esposende
Telefones: 253962621-966031302


É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento de António do Pilar Ferreira. Nascido em 07/10/1935. Tinha 79 anos. O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz. O sepultamento ocorrerá na segunda-feira, dia 1, pelas 10h no Cemitério Municipal. O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada.


Paz à sua alma. 
Fonte: Agência Funerária de Esposende
Telefones: 253962621-966031302
Faleceu hoje mais uma Glória do E.S.C., António do Pilar Ferreira.
Pilar fez parte de uma geração de ouro do E.S.C. época 1954/55.
Posteriormente foi dirigente destacado do E.S.C.
Sentidas condolências à Família enlutada.

a. pinto
Glorioso Esposende Sport Club:
Época 1954/1955
Em pé(da esquerda para a direita):
1.Jaime,2. Monteiro(de Fão), 3.Samuel, 4.Pires(de Góios), 5.João Café, 6. Farol, guarda-redes,  e 7.Pinheiro Borda (de Fão), treinador.
Agachados(da esquerda para a direita):


8.Réquété (de Fão), 9.Manuel Losa, 10.Pilar, 11. J. Tamanqueiro, e 12. Joaquim(Quim) Cruz.


Quando menos se espera eis que surge a triste noticia.
Faleceu hoje com 80 anos de idade Manuel Laurentino Losa de Faria, mais uma velha Glória do E.S.C.
Sabemos que a morte é uma certeza difícil de conviver.
Há momentos que não sabemos por onde ir e o que fazer, mas também sabemos, que esta vida é uma passagem, nem sempre fácil de aceitar, por isso acreditamos num encontro no futuro.
Manuel Losa  fez parte de uma geração de ouro do E.S.C., da década de 1950, que se notabilizou pela sua irreverência, pela sua juventude e pela qualidade do seu futebol. Praticado de forma magistral, acompanhado de arte e magia, que só os predestinados o sabem fazer, e a prova disso é que alguns voaram mais alto, e outros não o fizeram porque não quiseram.
Disputava-se nessas épocas os Regionais da A.F. de Braga, em que os primeiros classificados, eram promovidos automaticamente à III Divisão Nacional, faziam parte Clubes como  Gil Vicente, Famalicão, Vianense, Riopele, Monção, Fafe, (Sporting e Futebol Club) Arcos Valdevez, etc., etc.,...
Era na ocasião o único Club do concelho, por conseguinte Esposende vivia intensamente o futebol, com casas quase sempre cheias..
Lembro-me perfeitamente de uma digressão do América Futebol Club do R.J.- Brasil de(Leónidas Mão de Pilão, internacionais, etc. ,etc,...) fez pela Europa, no norte escolheram o Hotel Ofir, como quartel general, pois um dos principais Dirigentes era o Fangueiro Artur Sobral.
Realizaram um treino no Padre Sá Pereira-Esposende, num domingo de manhã, misturando jogadores do E.S.C. e do América. Manuel Losa fez um exibição de tal ordem, que no final o mister do América, nosso bem conhecido Otto Glória, abordou M. Losa dizendo-lhe: "Menino quer ir comigo pró Brasil", era isto o potencial de M. Losa.
Como também me lembro de um jogo realizado nas Taipas, em que eu tive o privilégio de ser colega de M. Losa, jogo ganho pelo E.S.C. 4-2,
após termos sofrido um golo, logo no pontapé de saída, M.Losa arrancou com a bola, passou por toda a "gente", incluindo o G. Redes, parando só, dentro da baliza, habilidade a rodos... era ou não era um génio.
Também queria referenciar que esta equipa está de braçadeira preta, homenageando precisamente pela morte do Pai de M. Losa.
Os jogadores com cabelo rapado andavam na tropa.
Amigo e companheiro Manel, com certeza um dia destes, não será no Sá Pereira, será noutro campo, vamos relembrar as tuas grandes exibições ao serviço do Glorioso E.S.C., jamais esquecidas....
À Família enlutada, especialmente sua esposa D. Tininha Torres e restante Família, as minhas condolências.
Até já Manel.
A.   Pinto

Faleceu Artur Lopes da Costa


É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento de Artur Lopes da Costa. Nascido em 23/04/1934. Tinha 80 anos. O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz, de onde vai sair amanhã, segunda-feira, dia 12, pelas 16h 30 para o Cemitério Municipal. O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada.
Paz à sua alma.
Fonte: Agência Funerária de Esposende
Telefones: 253962621-966031302



  A Tina...
Na minha infância e adolescência, passeei e desfrutei de uma amizade especial em casa do sr. Adelino Torres e da  Srª Albertina e o meu centro de amizade era o amigo Octávio- o "Tavo"-, meu colega de carteira na Escola Primária de Esposende que trabalhou na relojoaria do Carvalho , na Rua Direita-atual  Rua 1º de Dezembro e, neste espaço-oficina-  consumi horas imensas fazendo companhia ao "Tavo", conversando ou jogando damas.


            Um dia,  a Manuela Lopes, jovial, esculturalmente atraente e simpática, entrou na relojoaria  e o "Tavo", olhou de soslaio para mim, piscando o olho e disse-me:
 Carlos, o relógio da Manuela Lopes vai demorar muito tempo a ser concertado e sabes muito bem porquê!...
            Aos fins de semana, ia para casa do "Tavo" brincar tendo como companhia a Tina, sempre simpática, disponível e divertida e quando ia à Mercearia do Abílio Coutinho, meu tio, a Tina era atendida logo por mim, ultrapassando outros fregueses porque nutria uma amizade especial por ela e pela família.
            A Tina jogava cartas, contava histórias, fazia-nos rir, fazia compras, cozinhava, era a mulher da casa, embora adolescente e daí a consolidação da nossa amizade porque era uma menina boa, humana  e solidária.
            Lá em casa, na Rua de S. João, a Tina  andava às escondidas comigo, com o Adriano, Manel e o Tavo. O Fernando e o Adelino Torres, seus irmãos mais velhos," navegavam noutras águas "porque a Ribeira chamava-os para a futebolada ou nos mergulhos nas escadinhas, atacando os tremoços da Amália e da "Tiana"....
            Crescemos, com o andar do "relógio do tempo, e, cada um de nós, foi para o seu destino da vida e a Tina emigrou para França onde constituiu família e passados uns anos, regressou definitivamente a Esposende.
Quando nos cruzávamos na marginal de Esposende,  parava e cumprimentava a Tina que seguia o seu caminho, geralmente na companhia da mana Ção.
Um dia, junto à Igreja Matriz, deparei-me com a Tina e pedi-lhe um favor...
Tina arranja-me uma fotografia do "Tavo", meu grande amigo de Escola!..
Pedido feito e missão cumprida: a Tina arranjou-me mesmo a fotografia do Tavo e guardo-a religiosamente e "saborosamente" no meu álbum, dos inúmeros que possuo.
No dia oito de dezembro do corrente ano, junto ao "Salva-Vidas" o Noé e o Américo Miquelino comunicaram-se que a Tina  tinha falecido!
Não queria acreditar! Seria possível a Tininha deixar-nos?
            Lancei um olhar longínquo para o horizonte, por uns fugidios segundos, horizonte  rasgado por inúmeras gaivotas e um solitário corvo-marinho, ave esbelta no seu voar e funesta na cor e parei no tempo!...
O Tone Fifas olhou para mim e disse-me:
Carlos, estás a dormir?
O  José Carlos Varandas, encostadinho, ao granito frio, da parede do Salva-vidas,  olhava para mim, com ar de  preocupação e convidou-me para regressarmos às nossas casas porque o ar gélido atormentava-nos. Tinha compreendido o meu sentimento de tristeza...
            Despertei, olhei para o "Monte de  S. Lourenço"  e  serenei:
            Tina, despeço-me com profunda tristeza e nostálgica saudade mas, para mim, estás aqui vivinha no meu coração....

Carlos M. Lima Barros.
8 de dezembro de 2015
É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento de Dona Amandina Alves Martins Sá Pereira. Nascida em 25/04/1925. Tinha 89 anos. O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz, de onde vai sair amanhã, sexta-feira, dia 09, pelas 16h 30 para o Cemitério Municipal.
O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada.
Paz à sua alma.
Fonte: Agência Funerária de Esposende
Telefones: 253962621-966031302


É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento de Dona Maria dos Anjos Lopes Ferreira. Nascida em 17/10/1926. Tinha 88 anos. O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz, de onde vai sair amanhã, sexta-feira, dia 05, pelas 16h 30 para o Cemitério Municipal.
O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada.
Paz à sua alma.
Fonte: Agência Funerária de Esposende

Telefones: 253962621-966031302




É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento Monsenhor Manuel Baptista de Sousa.
Nascido em 20/10/1930. Tinha 84 anos. O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz de Esposende.
A missa exequial será celebrada na quarta-feira, dia 12, às 10h, e será presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese.
Seguirá em cortejo fúnebre para a Igreja Nova de Aborim, Barcelos, onde às 15h será celebrada missa de corpo presente, indo a sepultar no cemitério local, em jazigo de família.
O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada.


Paz à sua alma.



A vida é uma viagem que sempre termina assim.
O Monsenhor como era por nós tratado, está em Esposende há 45 anos, muitas e muitas gerações conviveram com ele.


Além de pároco, também exerceu a profissão de professor na Escola António Correia de Oliveira.
Como eu adorava ouvir as suas homílias, além de direcioná-las para a parte católica, era um historiador com uma enorme gama de conhecimentos do mundo, tinha uma memória privilegiada, com conhecimentos de factos com datas, nomes, era uma autêntica enciclopédia.
Foi um fiel seguidor dos seus antecessores, Monsenhor Avelino Pedrosa e Padre Porto Soares, (como recordo), procurando ser o Pastor que sempre procurou ter rebanho junto dele, mantendo  os usos, costumes e tradições da nossa terra.
Numa das últimas homílias, na igreja da Misericórdia, de que era Capelão, lembrava, D. Frei Bartolomeu dos Mártires, Arcebispo de Braga 1559/82, que deu a autonomia religiosa a Esposende, dizendo que uma praça com o seu nome era muito pouco, mas que iria continuar a defender que fosse erguida uma estátua deste Santo nessa mesma praça. Já não vê esse sonho realizado.
A ele devemos o actual salão paroquial, obra para o qual muito lutou e de extrema utilidade para a nossa juventude.
Monsenhor até um dia destes, e muito obrigado pelo apoio moral ultimamente recebido.
Na vida não importa o que somos, mas que alguém nos aprecie pelo que somos.
a. pinto
Um testemunho


 O  Zé da Lininha, como era conhecido pelas "gentes" de Esposende, foi meu vizinho, quando morávamos na ex-Rua General Roçadas, em Esposende, atual Rua Arq. Ventura Terra.
 Quando era criança e jovem, partilhei muitas conversas amistosas nos nossos quintais com este saudoso amigo que era uma pessoa muito humana, sensível e de elevado sentido crítico onde no seu espírito, imperava a justiça social e humana.
 No Café-Confeitaria Primorosa trocávamos amenas conversas recordando o nosso tempo de vizinhos e quando precisava de algo, o Zé da Lininha estava sempre disposto a ajudar.  No seu quintal, havia um jardim e um gradeamento de madeira, trabalhado pela sua arte de carpinteiro e jardineiro, um homem muito habilidoso e extremamente inteligente.
 Falar com ele, era algo de delicioso porque as suas palavras eram doces e pertinentes e o seu sorriso contagiava-me assim como às minhas irmãs Glória, Madalena e Olívia.
 Quando precisava de um arranjo em casa, a minha mãe mandava-se ao Zé da Lininha e a sua arte e solidariedade, satisfaziam os requisitos apresentados.
 Para mim, o Zé da Lininha, era uma referência, como amigo, e neste dia, em que nos deixou, é justo recordá-lo.
 Os meus e nossos pêsames à família do Zé da Lininha, à sua esposa, filho, irmãs e demais familiares.

Carlos M. L. Barros e familiares da Jandirinha.

Faleceu o Sr. José Guerra Laranjeira 


É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento de José Guerra Laranjeira. Nascido em 20/08/1934. Tinha 80 anos. O corpo está em câmara ardente na Igreja da Misericórdia, de onde vai sair amanhã, segunda-feira, dia 13, pelas 16h 30 para o Cemitério Municipal.
O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada.
Paz à sua alma.
Fonte: Agência Funerária de Esposende


Telefones: 253962621-966031302

A triste notícia veio de S. Gonçalo - Niterói- Rio de Janeiro
Foto do ano passado com Eduardo Costa.
Deixou o nosso convívio João Adriano Pereira Abertas, com 71 anos de idade, mais conhecido entre nós pelo "João Papinhas".
O João que nasceu na Rua 31 de Janeiro, nesta cidade, cedo com tantos outros emigrou para o Brasil, mas nunca esqueceu a sua terra natal, que muito amava e tinha no coração.
Em junho de 2013, tivemos a sua visita, passamos um pouco de tempo juntos, já um pouco adoentado, mas sempre com esperança de melhores dias, não veio este ano por causa da Copa do Mundo, mas com a promessa de 2015, cá estaria...
A triste notícia veio célere através do seu amigo Eduardo.
Mais um bom amigo e um Esposendense de gema que parte.
Amigo João, até um dia destes.
À Família as minhas sentidas condolências.
a.pinto 

Faleceu ontem, com 65 anos de idade, José Tomás Neto Ferreira da Silva, mais conhecido, entre nós, por "Tonho".
O "Tonho” era uma figura da nossa Ribeira. De profissão alfaiate passava o tempo entre a classe piscatória. O “Tonho” era um conversador nato, sempre tinha uma "estória" pra contar, dava prazer ouvir o “Tonho”, porque punha na sua conversação um entusiasmo invulgar.
Também foi ídolo desportista nos anos 60.
Ao serviço do Glorioso Esposende Sport Club, a equipa de Principiantes de 1964/65 e a de Juvenis de 1965/66, disputou o Campeonato Nacional de Futebol, entre equipas como F.C.Porto, Leixões S.C., Sporting Club de Braga, e outras de prestígio. Entre companheiros do Tonho, saliento J. Rego, Solinho, "Tone” Maria, "Chico", Vilarinho, João "Pirata", Jorge "Torradinhas", Barra Reis, e outros de acordo com a foto.
Os desportistas Esposendenses viveram momentos inesquecíveis, estes homens espalharam aos quatros ventos  o nome da nossa terra. Tinham como timoneiro Samuel Santos e a Direção composta por J. Vilarinho, A. Vilarinho e Porfírio Moreira, aqui também se fez "história".
Na foto "Tonho” é o segundo, embaixo da direita para esquerda.
Ontem partiu, mas deixa na nossa memória, a pessoa comunicativa, desprendida e bairrista...
Para ti "Tonho”, um até já.
Para a numerosa Família as minhas sentidas condolências, especialmente sua esposa. 
A. Pinto


Faleceu José Tomás Neto Ferreira da Silva 
É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento de José Tomás Neto Ferreira da Silva. Nascido em 19/03/1949. Tinha 65 anos. O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz, de onde vai sair amanhã, segunda-feira, dia 21, pelas 10h 30 para o Cemitério Municipal. O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada. Paz à sua alma. Fonte: Agência Funerária de Esposende Telefones: 253962621-966031302


Era  um cidadão emérito, um jogador que espraiou  arte futebolística no seio da ADE/ESC e na ribeira deu os primeiros pontapés semeando  a arte de bem jogar futebol, com  a sua técnica requintada  e uma  visão de jogo  esmerada onde jogava e fazia jogar.
Convivi com este grande amigo nos duelos Norte-Sul, durante muitos anos, no Estádio Padre Sá Pereira e a nossa amizade fortaleceu-se ao longo dos anos.
Este Esposendense era amigo de toda a gente, um maravilhoso chefe de família e um trabalhador incansável.

Na ribeira, na praia, no bairro social, no Café Oliveira, Café Cine  e por todos os recantos desta pacata cidade de Esposende, o nosso amigo espraiava alegria, boa disposição e  convicções fortes  e na vida era homem  destemido, forte e de uma coragem invejável.
Mas, num malfadado dia vinte de julho, aconteceu o inesperado e trágico: o meu e nosso amigo, de todos os esposendenses, faleceu, num ápice com uma doença incurável e a tristeza  tombou sobre Esposende, no seio da sua família e amigos.

Este grande amigo, chamava-se Tonho (José Tomás Ferreira da Silva) e amanhã, dia do seu funeral, estaremos em peso, para "abraçar" a tristeza", em solidariedade com a família enlutada e amigos.
Tonho, estarás sempre nos nossos corações e a OCAPESC jamais te esquecerá.
Os meus pêsames à família do Tonho: esposa-Palmira-, filhos, irmãos, cunhados, sobrinhos e demais familiares.
Tonho serás eterno nos nossos corações,
Carlos Manuel de Lima Barros

Faleceu a Dona Maria da Conceição Meira Vila Chã
É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento da Dona Maria da Conceição Meira Vila Chã. O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz, de onde vai sair amanhã, quarta-feira, dia 28, pelas 16h 30 para o Cemitério Municipal.
O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada. Paz à sua alma.
Fonte: Agência Funerária de Esposende
Telefones: 253962621-966031302

Faleceu o Sr. Manuel Eiras Afonso
É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento do Sr. Manuel Eiras Afonso. Nascido em 11/11/1948. Tinha 65 anos.
O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz, de onde vai sair amanhã, quarta-feira, dia 14, pelas 16h 30 para o Cemitério Municipa.
O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada. Paz à sua alma.
Fonte: Agência Funerária de Esposende
É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento do Sr. Geraldo Malgueiro da Silva. Nascido em 30/11/1926. Tinha 87 anos.
O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz, de onde vai sair amanhã, quarta-feira, dia 30, pelas 16h 30 para o Cemitério de Marinhas.
O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada. Paz à sua alma.
Fonte: Agência Funerária de Esposende

É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento do Sr. Albano Silva.
Nascido em 12/09/1951. Tinha 62 anos.

O corpo está em câmara ardente na Igreja do Senhor Bom Jesus de Fão, de onde vai sair amanhã, terça-feira, dia 7, pelas 15h 30 para o Cemitério de Fão. O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada. Paz à sua alma.


É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento do Sr. António Eduardo Losa de Faria.
Nascido em 07/06/1941. Tinha 72 anos.
O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz de Esposende, de onde vai sair amanhã, quarta-feira, dia 11, pelas 16h 30 para o Cemitério Municipal. O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada. Paz à sua alma.

Faleceu o amigo António Eduardo Losa Faria


Mais um conterrâneo amigo que desaparece. Faleceu, hoje, o nosso Amigo António Eduardo Losa de Faria, com 72 anos de idade. O seu corpo encontra-se depositado na Matriz de Esposende. O seu funeral realiza-se amanhã para o cemitério municipal às 16h 30.
Deixa-nos um espólio enorme de fotos de Esposende de antigamente e actual.
Que descanse em Paz.
Sentidos pêsames à Família
F.Rites/a.pinto


Óbito: Faleceu um grande amigo esposendense, o António Losa Faria.


O dia, em Esposende,  começou a despertar, com uma  onda de frio de arrepiar.
Saí de casa agasalhado em direção ao Café Cine, onde me aguardava o J.N. e a Bola para uma leitura  rápida.
Observo  o ambiente matinal e deparo com um silêncio  comprometedor.
Uma notícia triste chega à minha mesa do café: Faleceu o António Losa e fiquei gelado e enregelado!
Saí e mergulhei, por breves minutos, num silêncio tristonho, contornando um lacrimejar que se apoderou de mim.
A leitura foi desmantelada e  fiz uma pausa no meu cotidiano.

Sentidos pêsames aos familiares. CMLB


Hoje fomos surpreendidos com uma triste notícia. Mais uma Glória do Esposende Sport Club que nos deixou. Passos Manuel da Silva Vilas Boas, mais conhecido pelo "Chino". 
O Passos foi daqueles jogadores, como tantos outros, que saiu do viveiro da nossa Ribeira, directamente para a equipa principal do E.S.C..
Tive a honra de ser seu amigo e colega na equipa de séniores do Glorioso E.S.C., e lembro-me perfeitamente, o quanto o Passos tinha de dedicação ao Clube da nossa terra. Sangue na guelra e o Glorioso sempre no coração, vivia intensamente os jogos no velho Padre Sá Pereira, talvez demais! Sempre insatisfeito e inconformado quando as coisas corriam menos bem, mas sempre combativo e aplicado, era sempre assim, antes quebrar do que torcer. Em momentos de maus resultados era dos primeiros a incentivar os colegas, não vamos cruzar os braços, vamos em frente, isto é uma vergonha. Era assim o Passos.
Um grande exemplo nos dava o Passos e o Tião Saganito. Quando vinham aos Domingos da faina do mar, directamente para a camioneta para irmos jogar fora. O comandante da nau, Porfírio Moreira, que não tinha verba para pagar as marés do mar, então eles pelo amor que tinham à camisola, com duas sandes, que lhes estavam reservadas na camioneta, iam cumprir o seu dever, sempre com a garra e genica do costume.
"Antigamente era assim"
Passos sempre jogou como defesa esquerdo. Foi Campeão da A.F.B. e disputou o Nacional da 3ª Divisão, durante anos, e foram muitos, sempre com a camisola do Glorioso.
Amigo, o jogo mais importante que tinhas, o da vida, perdeste, mas ganhaste outros, também importantes,  que vão perdurar para sempre na nossa memória, amizade e respeito dos Esposendenses.

Um dia destes com certeza que nos vamos encontrar. Já não será no velho Padre Sá Pereira, será noutro campo, onde descansam os justos, os pecadores, os sofredores e os bons.
E, talvez, quem sabe?! tu me perguntes, como sempre o fazias, "como vai o nosso Sporting?"
À Família enlutada os meus sentidos pêsames
Para ti, companheiro e amigo, um até já.
a. pinto



Faz um ano que o meu Rui partiu, não é por esse facto, porque para nós, todos os dias são iguais, mas sim para lhe dizer que continua no nosso coração, e que a sua chama está cada vez mais viva, o vazio que nos deixou é enorme, jamais será preenchido... hoje é dia de muita, muita saudade... este texto é a nossa homenagem ao nosso Menino. 
A. Pinto


Esposende e seu concelho está de luto

Esposende e seu concelho está de luto, um jovem jogador de Belinho, Alex Marques, 20 anos, que passou pelo F.C. do Porto, Rio Ave e A.D. de Esposende, faleceu hoje, quando disputava um partida de futebol.
(A. Pinto)



Diário de Notícias - Lisboa

Alex Marques, 20 anos, natural de Esposende e ex-jogador das camadas jovens do FC Porto, caiu inanimado no relvado e faleceu, por alegada paragem cardíaca.










É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento da Dona Hortência de Sousa Viana.
Nascida em 07/12/1922. Tinha 90 anos.
O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz de Esposende, de onde vai sair amanhã, quinta-feira, dia 20, pelas 16h 30 para o Cemitério Municipal. O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada. Paz à sua alma. 


Fonte:
Agência Funerária de Esposende
Telefones: 253962621-966031302

Campeonato Nacional da Amizade: séria A...

O Manel Monção era o "Homem estava..."


                Dedico este pequeno espaço, aproveitando a "hibernação" do  futebol, em terras nacionais, para homenagear, de uma forma singela e justa, um grande amigo que nos deixou precisamente, o Manuel Monção.
                O Manel Monção,  personagem dotada de um requintado saber  estar na vida, sempre de uma forma peculiar, era um homem de "estar em todas":
                Estava no futebol-ESC/ADE sendo um fervoroso adepto, sempre acompanhado  com os cachecóis e bandeiras do Esposende;
                Estava em quase todas as festividades religiosas  realizadas em Esposende, Nossa  Srª da Saúde /Soledade, S. Pedro, S. João...-;
                Estava na sua grande profissão de vocação-engraxador-;
          Estava no Corpo Ativo, dos Bombeiros Voluntários de Esposende, sempre  dinâmico , solidário e abnegado;
               Estava  em muitas excursões a locais de culto, sempre com as suas merendas bem recheadas- coelhos e frangos- e regadinhas;
              Estava na Misericórdia, nas diversas festividades religiosas levadas a efeito por esta insigne iInstituição;
          Estava em inúmeros outros locais da nossa cidade convivendo e alegrando a "malta";   
               Estava no cemitério, como funcionário da junta de Freguesia /C.M.E e  aqui ficou, num último adeus dado por  muitos esposendenses que o estimavam, assim como a sua família.

O Manel Monção era o "Homem estava..."

                O Manel Monção quando recomeçou a sua atividade de engraxador, fiquei  feliz e fui, durante, muitas semanas, cliente deste nosso amigo, especialmente aos domingos. O Zé Rego, o António Zão-Tarrio- entre outros, por sinal poucos, faziam parte dessa clientela porque gostavam do Manel Monção.
      Convivi, nestes últimos momentos da sua vida, com o Manel no Café Oliveira onde se refugiava no malfadado tabaco e sempre o saudei com a velha amizade de sempre.
            O Esposende Sport Clube /ADE muito deve ao Monção pela sua dedicação e amor ao  Esposende, manifestado ao longo de muitos anos.
               Muito mais teria a escrever sobre o Manel Monção, mas  fico com estas  palavrinhas que retratam um pouco da muita vida  que tinha o Manel Monção!
              Para a família do Manel Monção,  a minha solidariedade e o meu profundo pesar por este período de tristeza que invadiu todos os familiares deste nosso amigo que tinha prazer em  viver.


                                                                                   V.D.J.- CMLB


É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento da Senhora Maria dos Anjos Rodrigues Coutinho.
O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz, de onde vai sair hoje, sexta-feira, dia 31, pelas 16h 30 para o Cemitério Municipal.

O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada. Paz à sua alma.

Faleceu Maria José da Silva.
É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento da Senhora Maria José da Silva.
O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz, de onde vai sair amanhã, segunda-feira, dia 11, pelas 16h 30 para o Cemitério Municipal.
O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada. Paz à sua alma.




Um testemunho….
Terminei a minha quarta classe antiga, “construída” tijolo a tijolo, com os mestres professores Agostinho, Carlos Martins, Beirão, Fernanda Pio e D. Isolina, dando os primeiros passos na “passadeira da instrução” na Escola Primária de Esposende, tendo em anexo, a  Cantina Escolar de Rocha Gonçalves, local onde os “pobres” amenizavam” a fome…
Deixei a pasta de linhagem,/cutim, libertei-me das lousas e ferrões, dos velhos e carunchosos livros escolares, cheinhos de moralidades e de ideologia que nos tolhia a liberdade e disse à minha mãe:
-Quero ir estudar para o Colégio Infante Sagres?
Então vai meu Carlinhos porque quero que seja alguém na vida e sem estudos não se é ninguém,  respondeu-me a minha mãe, já com um pensamento moderno de vida.
Numa  terça-feira, a minha mãe, deixou a tenda e a costura, fazendo descansar a agulha e o dedal,  e lá foi ela falar, toda animada com o Dr. Reis.
- Com a cédula em riste, folha de inscrição e a caderneta escolar –Lisboa-Imprensa Nacional-1962, nº 93-  preenchidas,  pago o selo fiscal de sete e quinhentos,  a Jandirinha  inscreveu o Carlinhos no Colégio I. Sagres, tendo previamente, orçamentado todas as despesas para a minha futura  educação. “A Jandirinha criava um “porco” para reforço do trimestre e os outros proventos vinham da sua atividade como feirante/comerciante.
Com o material escolar e livros escolares organizados, comprados na Papelaria Vieira e na Cávado, o Carlinhos entrou no Infante Sagres, todo aprumado, botinhas de pneu de avião, untadas com sebo,  a pedir futebol. Estávamos  no ano  de 1963.
Como meu encarregado de educação ficou o Dr. Agostinho da Rua Reis porque o meu pai ”esqueceu-se“ de ser pai…
No Colégio  Infante Sagres vivi a minha juventude, com alegria, paixão e entusiasmo de ser alguém na vida.
Tive imensos  professores: Dr. Belchior, sr. Prior de Fão,  Barros de Gandra, Dr. Alceu Vinhas,  Amélia,  e o inevitável  Dr. Reis, este sim,  o que mais me marcou positivamente sem, desprimor para os demais.
O Dr. Reis foi meu professor de Inglês,  Geografia e Francês, um professor polifacetado e de uma cultura geral ímpar, onde na pedagogia nas aulas era Mestre, motivando os alunos ao estudo e a serem aplicados nas aulas, todavia havia aqueles “profissionais do colégio” que nada ligavam e os livros repousavam alguma vezes, nas silvas, junto ao muro do Albano Laca, para o outro dia…
Nas aulas o Dr. Reis era sinal de respeito e dotado de um extraordinário profissionalismo  e só faltava dormir no colégio.
Fiz o meu segundo ano no dia 23 de julho de 1965 na Póvoa, levado para esse ”infernal Liceu” na camioneta do Linhares, com partida no Largo Rodrigues Sampaio,  com outros meus colegas tremendo de medo, pela ameaça  do  “chumbo”…
Em mil novecentos e setenta deixei, finalmente, o Colégio Infante Sagres, com o quinto ”na mala” que tanto jeito fez no serviço militar.
O Dr Reis era amigo do seu amigo e quantos frequentaram o Infante Sagres gratuitamente!... Era uma pessoa generosa por natureza e convivi muito com ele, nestes maravilhosos anos de Colégio em que tive o Tozé Reis, seu filho, como colega de carteira, no quinto ano,-dr. Zé Albino, Eng. Teixeira….- assim como, mais tarde, no mesmo ano, a  Drª Margarida Reis, sua filha. Como se depreende, fui um “quintista repetente”….
Para além de professor emérito, “jubilado no meu coração”, o Dr. Reis era um amante do desporto e do futebol em particular, e com ele, o Carlinhos não falava ou dizia mal do Porto e só o fazia ao meu amigo Tozé porque nesse tempo, o Porto pouco ganhava, e estava nas minhas “sete quintas”… se fosse agora… caladinho!...
Tive o privilégio de ter o Dr. Reis, nestes últimos anos, como vizinho –Rua Nª Srª da Graça- e quando o via a tomar o seu cafezinho/pingo  no “lotus”, acompanhado sempre com a sua inseparável esposa D. Mariazinha,  e a sua cunhada, o Carlinhos ia sempre dar-lhe um abraço, como amigo e encarregado de educação no seu Colégio Infante Sagres.
O nosso  quinto ano tínhamos uma equipa de futebol que fazia furor – Carlos Barros, Zé Albino, Reis, Afonso, Licínio…- e naquele campinho relvado/careca do Colégio eramos quase invencíveis  e nos campeonatos que o Dr. Reis organizava, o nosso quinto ano, era o Porto dos tempos de hoje… Quando o Dr. Reis assistia a alguns “nacos” dos nossos jogos, a velocidade duplicava e os golos apareciam… Ele dava-nos energia extra”. Era o nosso Mourinho, onde com a presença, “dinamitava-nos” na arte de bem jogar futebol.
O Dr. Reis foi um cidadão exemplar, ocupando inúmeros cargos, na sociedade civil e desportiva esposendense o que  comprova  o seu valor, verticalidade, caráter, responsabilidade, capacidade de trabalho e seriedade perante a sociedade que tanto o admirava.
Um dia, quando fiz o quinto ano, o meu encarregado de educação Dr. Reis disse-me:
-Carlinhos, se a tua mãe não tiver dinheiro para estudares na Universidade, eu ajudo-te.
-Ficaram-me estas palavras no coração, esses desejo de solidariedade, de humanismo de grandeza no bem servir  contudo, o serviço militar cortou-me as esperanças de continuar os estudos e a Guiné,  foi o meu destino mas,  a mensagem do Dr. Reis guardei-a no coração, como homem bom, sempre atento às necessidades do próximo.
Mais tarde, em 1984/85  frequentei a Faculdade de Letras de Coimbra-Curso de História- como trabalhador-estudante , durante  cinco anos e tomei “um banho e uma paixão por Coimbra que ainda hoje perdura..-O Dr. Reis, acompanhava-me no meu íntimo, nesses tempos estudantis.
Este testemunho, é apenas um desabafar de um trajeto de estudante no saudoso Colégio Infante Sagres onde o Dr. Reis me ensinou a crescer, como jovem e adulto e na rua, na saudação “especial”, dava-me quase sempre o “cachaço” amistoso da ordem, afagando-me com o seu  delicioso gesto e sorriso aberto, as minhas costas ou “cachaço” habitual.
O destino do Dr. Reis só poderá ser o Céu, “local” dos homens bons que honraram a solidariedade e o bem servir, neste “curto mundo” em que vivemos e no futebol, nos Bombeiros, no Colégio, no Forum Esposendense, na Câmara Municipal, e em inúmeros outros lugares, o Dr. REIS,  FOI ÚNICO e são estes ÚNICOS que merecem o Reino dos Céus.
Os ex-alunos do Colégio e professores que lá lecionaram, assim como funcionários, jamais irão esquecer o Dr. Reis pela filantrópica causa educativa/pedagógica que abraçou e que nos ajudou a sermos homens, cidadãos de pleno direito.
À sua família, atingida com esta inesperada e profunda dor,  os meus sentidos pêsames e podem crer que os esposendenses jamais esquecerão o Dr. Agostinho da Rua Reis.

                        Carlos Manuel de Lima Barros
Testemunho de um antigo aluno que tanto admirou e respeitou  o Dr. Reis.



É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento do Sr. Augusto Alves Guimarães.
O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz, de onde vai sair amanhã, quarta-feira, dia 2, pelas 16h 30 para o Cemitério Municipal.
O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada. Paz à sua alma.
(Carlos Barros/Fernando)

É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento do Sr. Dr. Agostinho da Rua Reis.
O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz, de onde vai sair hoje, segunda-feira, dia 31, pelas 16h 30 para o Cemitério Municipal.
O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada. Paz à sua alma.
(Carlos Barros/Fernando)

        Maria Adelaide Marques Miquelino era  tratada por  mim, por " tia Laida", estremosa mãe, virtuosa esposa e uma MULHER que enfrentou a vida com coragem, abnegação, luta perante as adversidades daquele  "tempo antigo"-, em que a vida era como "um touro bravo" que todos nós , especialmente os nossos pais, tinham de lidar e pegar o "animal” (vida) pelos cornos ou de cernelha. Era o tempo da fome, da miséria, da opressão, das carências gritantes que todos nós, portugueses, sentimos na pele.
Andar calçado ou vestir roupa nova, era um luxo para as crianças e adultos desse "tempo antigo", já que alguns amigos meus, só calçavam sapatos ou botas,  quando iam à missa ou iam a um passeio da escola à volta ao Minho ou ao Sameiro...
          Perante esta sociedade adversa, a tia Laida criou dez filhos, todos rapazes e raparigas  maravilhosas, de que nutro especial amizade desde o meu tempo de infância e, como ia dizendo, a tia Laida trabalhou como uma escrava, como  dizia o Zé Meira, seu familiar, labutando no dia a dia para sustentar a família, sempre com o tio Miquelino, seu marido,  a ajudar corajosamente, na faina piscatória ou  no exercício das suas funções, no "salva Vidas".
           Relembro-me perfeitamente, a tia Laida a chegar à loja/mercearia do meu tio Abílio Coutinho e dizia-me:
- Menino dá-me um litro de vinho!
-Olha pesa-me um quilo de farinha ou mede-me  meio litro de azeite!
 -Carlinhos pesa-me aquele bocado de sabão amarelo ou rosa! Esse não, mas o mais pequenino!...
- Menino, "assenta" aí  no rol ou paga-te daqui...
          Com a sua ímpar e sublime simpatia, a tia Laida despedia-se com um até logo, sempre  aflita pelas "andanças " dos filhos na ribeira ou nos quintais porque era proibido não brincar ou não jogar à bola...
             A tia Laida não olhava a meios para angariar umas "croas" para  sustento da família e à minha mãe, Jandira como feiranta, guardava-lhe os "paus da feira" no seu quintal e, mais tarde, deixava-os encostados à Alfândega e a tia Laida sabia, como ninguém, os proprietários desses "paus da feira" no meio daquela "selva" agrupada de paus e varas dos feirantes.
 Foi esta Ribeira da imagem,  que testemunhará, para os vindouros,  a vida árdua que os pescadores e peixeiras de Esposende sofreram na pele e o "monumento ao pescador" é o símbolo dessa tenacidade, coragem,  força musculada,  e sofrimento desta classe social e profissional que "carimbam" Esposende como "terra de   mareantes" e pescadores destemidos.
 Sempre que a via, o Carlinhos  da Jandira prestava-lhe a merecida vénia de  saudação porque a tia Laida e o sr. Miquelino são  "cidadãos desta pequena cidade" de que nos podemos orgulhar porque  são símbolos de luta e de trabalho que levaram a criar e formar os seus queridos filhos e filhas que são baluartes de referência da família Miquelino.
           Para a família Miquelino, apenas direi que foram felizes por terem uma Mãe, como a tia Laida e um Pai que sempre esteve ao seu lado da esposa, e, nos últimos tempos, lá estava o casalinho Miquelino, sentados no banco encostado ao café do mercado, conversando com o Chana-Rogério- Chico, Milo, Paulo Fá, João Careca entre outros amigos, acariciando o sol, cheirando a maresia ou vaticinando o tempo e o mar para amanhã, em que o tio Miquelino era um "expert" da Meteorologia e raramente falhava.... Era a experiência da vida, de um pescador em que o rio e o mar contavam os seus segredos...
         Para a família Miquelino, os sentidos pêsames de todos nós esposendenses, mesmo os que estão  longe da nossa terra-Fernando Rites-S.Luís do Maranhão no Brasil- entre outros, que também sentirão a falta da tia Laida do Miquelino.
           A tia Laida repousará no "trono Divino" porque as mulheres boas merecem o Céu.

Carlos Manuel de Lima Barros
Esposende 26 de dezembro de 2012



Faleceu  Maria Adelaide Marques Miquelino, a Tia Laida.
É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento da Dona  Maria Adelaide Marques Miquelino, a Tia Laida.
O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz, de onde vai sair amanhã, quinta-feira, dia 17, pelas 15h 30 para o Cemitério Municipal.
O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada. Paz à sua alma.



É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento de António Lopes da Silva Miranda.
O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz, de onde vai sair amanhã, terça-feira, dia 18, pelas 16h 30 para o Cemitério Municipal.
O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à família enlutada. Paz à sua alma.






Este não é para mim o melhor momento para eu dar notícias, principalmente quando elas são tristes. Mas por dever de consciência, e como tenho reparado que ainda não chegou aí a  notícia da morte de mais um Esposendense de gema, não podia deixar em claro. Refiro-me ao desaparecimento do nosso convívio de António Lopes da Silva Miranda.
Acompanhei muito de perto a vida deste nosso Amigo, desde o seu trabalho no Tribunal de Esposende, "era um rato dos corredores", a sua passagem pela Agência "AVIC",  o "Miranda Chicho" como era por todos nós conhecido, era pessoa afável e de fácil convívio.
Também me lembro, como muitos se devem lembrar do Amor que ele tinha na realização das Festas da Senhora da Saúde, quantas e quantas vezes, muito próximo da data não havia comissão, e ele, sempre ele, com seu irmão e com o meu, conseguiam juntar uns tantos amigos, e pouco mais de um mês, a tradição cumpria-se.
Também me lembro dos tempos do nosso Glorioso Esposende Sport Club, quando a trave mestra Porfírio Moreira, já cansado, não queria continuar, e para não acabar,  ele, sempre ele, com a sua "choramingueira" conseguia por "tralhas ou por malhas" demover P.M., para que o Glorioso não acabasse, esta cena presenciei mais que uma vez.
Era realmente um Homem que sentia Esposende no coração e de consensos, eu que o diga!...
Não é demais prestar uma singela homenagem  ao Miranda porque ele tinha Esposende no seu sangue!...

Ao Bom Amigo Miranda, um até breve.

À Família, esposa, filhos e demais, sentidos pêsames.

A. Pinto