ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


domingo, 15 de abril de 2018

Câmara Municipal de Esposende



  Município investe 1,8 milhões de euros
para alargar rede de saneamento em Marinhas
Dando cumprimento a um anseio antigo da população de Marinhas, particularmente do lugar do Monte, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende presidiu, esta manhã, à colocação da primeira pedra da empreitada de saneamento no lugar do Monte. Esta obra, adjudicada por perto de 1,5 milhões de euros, é financiada em cerca de 400 mil euros por fundos comunitários, e tem um prazo de execução de 486 dias. Já no lugar do Outeiro, o investimento na instalação de rede de drenagem de águas residuais ultrapassa os 300 mil euros, perfazendo o investimento global atualmente em execução em Marinhas, em matéria de saneamento básico, em cerca de 1,8 milhões de euros.

Benjamim Pereira regozijou-se com o arranque de mais este investimento, assumindo especial satisfação pela concretização desta obra há muito reclamada pela população e pela Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra. O autarca aludiu às vicissitudes do processo para explicar o atraso no arranque da intervenção e vincou o elevado investimento da Câmara Municipal e da Esposende Ambiente, através do modelo de agrupamento de entidades adjudicantes, sublinhando que o financiamento corresponde apenas a uma pequena parte do valor total da empreitada.

Notou que este investimento só é possível devido à boa situação financeira da Câmara Municipal, aspeto que fez questão de realçar, lembrando que estão em curso intervenções em todo o concelho. Referiu que, em Marinhas, estão a ser executados diversos investimentos, como é o caso da instalação da rede de saneamento no lugar de Outeiro, que inclui também a requalificação da envolvente à Capela da Senhora da Saúde, da requalificação da zona central e da execução da Ecovia do Litoral Norte.

Acrescentou que, em Marinhas, também foi concretizada a demolição da Casa das Morgadas, há muito reclamada e que possibilitará facilitar o acesso às instalações do Centro Social da JUM, e que está a ser executado o projeto para a criação de uma zona de estacionamento naquelas imediações, para além de estar também a ser equacionada a criação de um acesso pela rua João Paulo II. A execução de rotundas na rua de S. Miguel, de passeios junto ao Campo de S. Miguel e a criação de um parque de estacionamento para a Paróquia são outros dos investimentos municipais concretizados em Marinhas.

Lamentando as vozes críticas à ação do executivo, o Presidente Benjamim Pereira socorreu-se dos dados do relatório de gestão do Município de 2017 para atestar o excelente trabalho e desempenho da autarquia, que dão conta de um superavit de 3,5 milhões de euros e de um resultado líquido de 1 milhão de euros. A estes resultados soma-se a redução de 50% da dívida existente em 2013 e o maior investimento de sempre executado durante o ano de 2017, aspetos que ganham ainda maior relevância se se considerar que a taxa de IMI cobrada rendeu menos 500 mil euros por ano ao Município, em resultado da decisão de redução deste imposto, numa lógica de apoio às famílias.

Não obstante o forte investimento executado e em curso, Benjamim Pereira assegurou que o desenvolvimento de projetos e de intervenções é para continuar, onde se inclui também a requalificação do Campo de S. Miguel, em Marinhas, no âmbito do PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana. Anunciou que, de acordo com indicação da Infraestruturas de Portugal, a empreitada de construção da rotunda junto ao mini preço, na Estrada Nacional 13, será consignada no próximo mês de junho, uma intervenção que há muito é pedida no plano da segurança rodoviária.

O Presidente da Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva, expressou a sua satisfação pelo arranque da empreitada de saneamento no lugar do Monte, uma obra que há muito vinha sendo reivindicada e que é, afirmou, da maior relevância no que diz respeito à qualidade de vida e à saúde pública. Agradeceu, por isso, à Câmara Municipal, na pessoa do Presidente Benjamim Pereira, pela coragem e por ter sido sensível ao apelo da população, reconhecimento extensível à Vice-Presidente Alexandra Roeger, pelo contributo prestado no período em que foi administradora da empresa municipal Esposende Ambiente.

Aurélio Neiva notou que, com a execução desta empreitada, Marinhas fica com cobertura de 95% a nível de saneamento e aproveitou a oportunidade para sensibilizar e apelar à ligação à rede, lembrando que a Esposende Ambiente mantém a isenção de taxas neste domínio.

Elencando as várias obras em curso em Marinhas, o autarca disse que estes investimentos correspondem aos compromissos assumidos com a população, onde se incluem vários outros projetos que serão também realidade.

A terminar a sua intervenção, o Presidente da Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra apelou à compreensão da população pelos transtornos decorrentes da empreitada de saneamento no lugar do Monte.

A bênção do ato de colocação da primeira pedra esteve a cargo do Pároco de Marinhas, Padre Avelino Peres Filipe.