ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 26 de julho de 2017

Galaicofolia

Galaicofolia bate recorde
com 25 mil visitantes
A recriação histórica, “Galaicofolia, 2000 anos de festa!” prossegue a senda de crescimento, registando novo recorde de visitantes: 25 mil. Foram 32 horas de animação, produzidos por cerca de 100 elementos que, durante três dias, realizaram cerca de uma centena de atividades. Entre as novidades do certame deste ano destacou-se o casamento romano e o acampamento romano que atraiu as atenções dos visitantes.
A Galaicofolia assume-se, assim, cada vez mais como evento-âncora na programação cultural e turística de Esposende, contribuindo, pelo teatro, música e artes plásticas, para a iniciação cultural de muitos jovens. Oficinas, espetáculos de fogo, queimada galaica, recriações, demonstrações de voo de aves de rapina e passeios de burro complementaram o programa do evento.
 “Há espaço para crescer, há vontade do Município para continuar a apostar e há conhecimento técnico fundamentado para acrescentar novidades a cada edição”, disse o
presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, que entende a Galaicofolia como “uma marca de Esposende que visa afirmar o município no plano turístico e divulgar o património concelhio, contribuindo também para a dinamização da economia local”.

A parceria da Câmara Municipal de Esposende e da Junta de Freguesia de Vila Chã proporcionou um evento de forte cariz cultural, com um perfil de lazer e entretenimento que pretende levar ensinamentos aos mais novos.
No monte de S. Lourenço, na freguesia de Vila Chã, a aldeia galaica deu vida às tradições que marcavam o quotidiano de há 2000 anos. Mais de dois milhares de passageiros foram transportados pelos autocarros que fizeram o percurso entre a cidade de Esposende e o monte S. Lourenço. Lá no alto, seis parques acolhiam as viaturas dos visitantes.

No recinto, além dos expositores que vendiam artesanato, uma praça da alimentação apresentava variedade de escolha, como comprova as mais de 800 refeições servidas. No total, foram 55 os expositores que montaram tenda na Galaicofolia, ocupando os espaços do Mercado Romano, Espaço Zythos, Tabernae e Espaço Místico.