ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 26 de julho de 2017

Centro Educação Ambiental

Esposende recebe Exposição “Mar de Plástico” de 14 de julho a 15 de setembro
No âmbito do programa das Oficinas de Férias, do Centro Educação Ambiental - Verão 2017, encontra-se patente a exposição itinerante “Mar de Plástico”. Destinada a alertar a população para os graves problemas gerados pelos resíduos de plástico no oceano, a exposição é organizada pela Campanha Ocean Action do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – Universidade do Porto) e estará patente até 15 de setembro, no Centro de Acolhimento do Centro de Educação Ambiental. 
Estima-se que mais de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar todos os anos ao oceano, levados pelos ventos, esgotos, rios e chuvas, ou deitados diretamente nas praias ou no mar. A maior parte deste plástico vai parar aos fundos marinhos, enquanto o restante fica a flutuar ou é trazido de volta para as praias. Este plástico causa graves consequências nos animais marinhos, que podem morrer ao ingeri-lo ou por ficarem presos nos detritos. Além disso, os plásticos apresentam alta durabilidade e vão-se apenas partindo em partículas cada vez mais pequenas devido à ação do sol. Estes microplásticos absorvem grande quantidade de contaminantes da água e podem ser facilmente ingeridos pelo zooplâncton e por pequenos peixes, iniciando uma corrente de acumulação de contaminantes ao longo da cadeia alimentar, que pode acabar no nosso prato.


Na exposição “Mar de Plástico” os visitantes são convidados a atravessar um corredor de objetos de plástico, que permite percecionarem o efeito opressivo da acumulação do plástico no meio marinho. A exposição também integra um supermercado de plástico constituído por uma infinidade de objetos de uso diário, recolhidos durante ações de limpeza de praias, realizadas no âmbito da campanha Ocean Action, etiquetados não com as respetivas datas de validade, mas com o tempo de vida esperado de cada objeto no mar, o qual pode alcançar em alguns casos as largas centenas ou milhares de anos.

A exposição apresenta ainda uma mostra de trabalhos premiados no concurso “Poluição do Oceano”, organizado para escolas a nível nacional, nas modalidades reciclarte, cartaz de sensibilização, fotorreportagem e infografia.

Segundo José Teixeira, coordenador da Campanha Ocean Action, “a exposição recorre ao uso da arte e a diferentes ferramentas de comunicação com forte impacto visual para atrair a atenção da sociedade para o problema do lixo marinho e alertar assim para a necessidade da adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis pela população”.


A exposição pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h30. As IPSS’s, associações e grupos interessados podem igualmente participar na oficina “Reutilizar o lixo marinho” relacionada com a temática da exposição, devendo para isso consultar o programa próprio que se encontra disponível em www.esposendeambiente.pt e inscrever-se em cea@esposendeambiente.pt.