ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 12 de junho de 2017

Castro e Centro Interpretativo de S. Lourenço receberam 300 alunos da Marcha da Montanha

Castro e Centro Interpretativo de S. Lourenço receberam 300 alunos da Marcha da Montanha

O Monte de S. Lourenço, em Vila Chã, recebeu, no dia 9 de junho, a 25.ª edição da Marcha da Montanha, organizada pelo Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, que contou com cerca de três centenas de participantes.

À semelhança das edições anteriores, o Município de Esposende, através do Serviço de Património Cultural, assegurou a realização das visitas orientadas ao Castro e Centro Interpretativo de S. Lourenço, tendo entregue a todos os participantes desta edição a publicação juvenil “Caturo, o pequeno guerreiro”.

Dirigida a todas as turmas do 6.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Escolas António Correia de Oliveira, a atividade iniciou-se com um concurso de hinos no Auditório da Escola António Correia de Oliveira, seguindo-se a marcha até ao Monte de S. Lourenço, onde decorreram diversas Oficinas, bem como o piquenique.

A Marcha de Montanha traduz-se num percurso realizado na natureza, na qual os participantes cumprem um trajeto assinalado num mapa, descobrindo e identificando alguns postos (locais) de controlo, respeitando os horários de partida, de passagem e de chegada.

A iniciativa tem como objetivos desenvolver a responsabilidade pessoal e sociocultural, utilizar as habilidades apropriadas, em percursos de natureza, de acordo com as caraterísticas do terreno e obstáculos, orientando-se pela interpretação da carta e do percurso e respeitando as regras de preservação da qualidade do património cultural e ambiental.