ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 12 de junho de 2017

ADE conquista da Taça da AFB

Equipa da ADE recebida nos Paços do Concelho
pela conquista da Taça da AFB 


Foi hoje recebida nos Paços do Concelho de Esposende a equipa sénior da Associação Desportiva de Esposende (ADE), que no passado dia 10 de junho conquistou a Taça da Associação de Futebol de Braga (AFB), ao vencer por 2-1 o Porto d’Ave, na final disputada no Estádio Cidade de Barcelos.

O Município quis, assim, manifestar apreço pelo feito alcançado, prestando homenagem aos jogadores, equipa técnica e órgãos dirigentes do clube. O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, manifestou “enorme orgulho” pela conquista da taça, dizendo que “é o resultado do trabalho de uma época e não de 90 minutos de jogo”. O Autarca enalteceu a prestação da equipa no jogo decisivo, sobretudo na segunda metade da partida, considerando que a ADE deu uma lição de desportivismo e que imperou o fair play.


Benjamim Pereira expressou orgulho pessoal e o reconhecimento do Município pelo triunfo da equipa da ADE, que, notou, resulta numa vitória do concelho de Esposende e de todos os clubes concelhios, que se regozijaram com esta conquista. Considerou que depois desta vitória, “a equipa está com mais pujança para desafios futuros”.

O Autarca elogiou a atual direção, liderada por Edgar Morais, e notou que, apesar de um limitado orçamento financeiro, o clube tem vindo a desenvolver um excelente trabalho, não só ao nível do futebol como também noutras modalidades. “O clube está vivo e pujante”, afirmou.

Sem querer estabelecer qualquer relação com esta conquista, Benjamim Pereira referiu que o apoio ao associativismo desportivo, sobretudo na formação, tem sido uma das apostas do Município, a par da requalificação das infraestruturas desportivas do concelho. Notou que, dentro das suas possibilidades, a Câmara Municipal tem vindo a apoiar os clubes e associações e afiançou que “é esse contributo que queremos manter, na certeza de que os resultados aparecem, de forma indireta”.

O capitão da equipa, Pedro Maciel era o espelho da felicidade, partilhada por todos os jogadores. Agradeceu à Câmara Municipal a receção e o apoio manifestado pelos adeptos e simpatizantes. “Senti que o bairrismo voltou a Esposende, isso para mim é muito mais importante do que levantar a taça”, afirmou, considerando estar a reviver a alegria de anteriores feitos da ADE.

Considerando a receção nos Paços do Concelho uma honra, o treinador principal da equipa sénior, Carlos Viana, elogiou o trabalho, o caráter e a atitude dos jogadores com vista à conquista de um sonho que se tornou realidade, enaltecendo também a postura da direção que “mesmo nos momentos difíceis não deixou que nos fossemos abaixo”.

“Hoje é um dia extremamente feliz, todo o trabalho é recompensado”, afirmou o Presidente da Direção, Edgar Morais, dizendo que a conquista da Taça da AFB “foi uma vitória de uma cidade e de um concelho”. Realçou a postura dos outros clubes concelhios, que partilharam da alegria da ADE, e recordou que o dia 10 de junho “foi um momento único”, também pela forte mobilização da massa associativa. Na hora dos agradecimentos referiu os restantes dirigentes, os jogadores e o treinador e apontou críticas aos que não acreditavam na equipa, dizendo que “hoje devem estar muito arrependidos”. “Somos uma grande equipa, uma referência deste concelho”, concluiu.


O Presidente da Assembleia Geral da ADE, Alberto Bermudes, saudou a direção e os atletas “que se bateram durante toda uma época”, bem como os sócios e simpatizantes do clube, que ao longo de mais de mais de cem anos conquistou “muitos momentos de glória”. Afirmando que a ADE tem desenvolvido um “trabalho fantástico”, tanto no futebol como ao nível de outras modalidades, Alberto Bermudes lembrou o apoio do Município ao clube e manifestou a expetativa de este que possa ser reforçado.


O Presidente da Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas de Gandra, Aurélio Neiva, felicitou a equipa pela conquista da taça, dizendo que “é uma página bonita da história deste clube, que fica também para a história do concelho”, e elogiou a atitude dos jogadores em campo, manifestando uma palavra de apreço aos sócios e simpatizantes da ADE pelo apoio manifestado, afirmando que “Esposende é bairrista”. Considerou que esta vitória não é fruto do acaso, mas resultado do trabalho e da postura da direção, liderada por Edgar Morais, a quem elogiou a atitude.