ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 6 de março de 2017

Município de Esposende

Município de Esposende debate “Turismo Criativo como construtor de dinâmicas de desenvolvimento local”
No âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo de Esposende e integrado no evento Março com Sabores do Mar, a Câmara Municipal de Esposende vai realizar um Seminário Internacional sobre Turismo Criativo, que terá lugar no próximo dia 21 de março, no Auditório Municipal.

Subordinado à temática “O Turismo Criativo como construtor de dinâmicas de desenvolvimento local”, o evento contará com a participação de oradores internacionais e com provas dadas na matéria, bem como de técnicos nacionais que darão a conhecer projetos portugueses.
Dirigido ao público em geral, particularmente à comunidade estudantil e agentes ligados ao turismo, este evento visa despertar para o Turismo Criativo, enquanto processo gerador de dinâmicas locais e de práticas com menor custo e com menos impactes ambientais, sendo um setor que propicia também o desenvolvimento de atividades que estimulem a procura em época baixa, e, consequentemente, atenua os efeitos nefastos da sazonalidade.
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, fará a receção aos participantes, na sessão de abertura, agendada para as 9h30, seguindo-se as intervenções dos docentes universitários Adalberto Dias de Carvalho, do ISCET - Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Paulo Cruz, do Lab2PT da Universidade do Minho, e Joana Santos, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, entidades parceiras do Município na organização deste evento. A GTI, ACICE e Escola Profissional de Esposende serão igualmente parceiras na organização.
O Vereador do Turismo, Rui Pereira, fará a apresentação do Programa do Seminário Internacional, iniciando-se os trabalhos às 10h00, com o painel “Turismo Criativo, perspetiva institucional”, no qual intervirão Caroline Couret, do Creative Tourism Network, que falará sobre “O turismo criativo, uma alavanca de desenvolvimento territorial”, e Elena Paschinger, do CreativElena, abordará a temática “Gestão de Turismo Criativo com foco em marketing digital e desenvolvimento de produtos inovadores”.
Num segundo painel sobre “Projetos de Investigação e de Aplicação em Turismo Criativo”, Paula Remoaldo, do Lab2PT da Universidade do Minho, apresentará “O caso de Boticas”.
Já no período da tarde, serão dadas a conhecer Experiências Nacionais e Internacionais. Mari Angels, do Município de Tossa del Mar, Girona, Catalunha, apresentará o “Turismo Gastronómico em Tossa del Mar”, Luís Carlos Pires, do EsACT-IPB / Município de Mirandela, vai falar sobre “O turismo criativo num território de baixa densidade”, Carita Santos, do Município de Loulé apresentará “Loulé Criativo”, e Sandra Touza, do Ponelacaraalturismo, Galiza, abordará o tema “O Turismo Criativo e Industrial como motor para criar marca territorial”. A iniciativa reserva um período de debate, culminando com a degustação de produtos locais.
As inscrições são gratuitas e obrigatórias no site www.visitesposende.com