ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 16 de março de 2017

Município de Esposende

Alunos sensibilizados 
para situações de risco
O Município de Esposende, através dos serviços de Proteção Civil e de Educação, está a desenvolver uma ação de sensibilização sobre medidas a adotar em situações de risco, junto dos alunos do primeiro ciclo.
As visitas às escolas, hoje iniciadas, inserem-se nas comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil que se assinalou a 1 de março (aquando das férias de Carnaval) e pretendem levar ao conhecimento dos mais novos ensinamentos sobre posturas a adotar ante situações de risco.
Durante a visita, foram recordadas algumas regras para que se evitem situações de risco e, no caso de sucederem, quais as decisões a tomar, para minorar os danos e o sofrimento.
“Todos somos Proteção Civil, ao adotarmos procedimentos defensivos ou ao optarmos por decisões que permitam maior rapidez na resolução dos problemas”, lembrou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.

Também o vereador com o pelouro da Proteção Civil, Maranhão Peixoto lembrou o objetivo que todos perseguimos –“sermos felizes”-, para sinalizar “comportamentos defensivos que evitem o sofrimento”. De igual modo, a vereadora com o pelouro da Educação, Jaqueline Areias, apelou aos alunos que transmitam estes ensinamentos em casa, para que cada situação seja abordada da melhor forma.
Carlos do Carmo, responsável camarário pela Proteção Civil, exemplificou com situações de risco e os procedimentos a adotar, distribuindo desdobráveis específicos, sobre cheias e inundações, incêndios ou ondas de calor e de frio, onde são apontadas as medidas a adotar, assim como os contactos de emergência diretos para cada situação. Concluiu a sua intervenção lembrando que “a Proteção Civil começa bem cedo e em cada um de nós”.
As visitas prosseguem nos próximos dias pelas restantes escolas do Município de Esposende.
Lembre-se que o Dia Mundial da Proteção Civil ou Dia Internacional da Proteção Civil é uma data global instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e foi escolhido o 1 de março por ser nesse dia que entrou em vigor a Constituição desta organização.
Este ano foi escolhido o tema “Juntos para a Redução de Catástrofes”, salientando a importância para a coordenação de esforços entre os serviços de proteção civil, as entidades da Administração e os Cidadãos. As ações que estão a ser desenvolvidas no concelho de Esposende têm como objetivo a promoção de um melhor conhecimento dos riscos existentes, envolvendo grupos alvo específicos, disponibilizando material de sensibilização sobre diferentes riscos e condutas de autoproteção.
Proteção Civil somos todos nós!