ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Município de Esposende

Município de Esposende obtém 65 000 euros 
de financiamento para intervenção em Fão
Na sequência da candidatura apresentada pela Esposende Ambiente ao PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, o Município de Esposende viu aprovado o financiamento da intervenção “Reperfilamento e infraestruturação da Rua de Serpa Pinto entre a Rua das Pedreiras e a Rua Forno da Cal”, em Fão, no tocante à componente do saneamento de águas residuais da operação.
A cerimónia de colocação da primeira pedra desta empreitada terá lugar no próximo domingo, dia 12 de fevereiro, às 15h00.
Promovida num agrupamento de entidades adjudicantes em que participa a Câmara Municipal de Esposende e a Esposende Ambiente, a empreitada, que representa um investimento global na ordem dos 363 000 euros, será financiada pelo Fundo de Coesão, ao abrigo do domínio temático “Preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência energética” do PO SEUR, no montante de 65 133,29 euros, correspondente a 85% do valor elegível (76 627,40 euros).
Esta intervenção, com prazo de execução previsto de 270 dias, reveste-se da maior relevância, na medida em que o troço da Rua Serpa Pinto entre a Rua das Pedreiras e a Rua Forno da Cal não possui rede de drenagem de águas residuais domésticas. O tratamento do efluente gerado nas edificações é efetuado em fossas sépticas e poços sumidouros, nas propriedades privadas, o que se configura com uma realidade indesejável ao nível da qualidade de vida dos habitantes desses arruamentos, assim como também de potenciais problemas de cariz ambiental considerando as soluções em presença para o tratamento dos efluentes domésticos gerados.
No cruzamento da Rua Serpa Pinto com a Rua das Pedreiras existe já rede drenagem de águas residuais domésticas, que recolhe os efluentes da área urbana com atividades económicas e empresariais de Fão, cuja ligação só será possível com a execução de rede na Rua Serpa Pinto.
Esta intervenção permitirá, assim, servir 62 habitações e permitir a entrada em funcionamento de uma rede que serve já 22 utilizadores, domésticos e não domésticos, e representará a conclusão da infraestruturação de uma relevante área que drena para o subsistema de Esposende, otimizando a capacidade instalada, nomeadamente das recentes infraestruturas executadas pelo sistema “em alta”, Águas do Norte, SA, e que incluem a nova ETAR de Esposende.
A intervenção mais importante neste arruamento será ao nível da rede de drenagem de águas residuais domésticas, sendo, no entanto, oportuno o melhoramento do escoamento das águas pluviais, pelo que se torna tecnicamente necessária, dada a reduzida largura do arruamento, a remodelação da rede de abastecimento de água, de forma a proceder à sua adaptação aos novos alinhamentos.
A execução da rede de saneamento criou a oportunidade de resolver um outro constrangimento aos moradores e à população em geral, causado pelo deficiente escoamento das águas pluviais, pelo que será executada uma rede principal para drenagem das mesmas, substituindo a rede existente, claramente subdimensionada e constituída apenas por uma bateria de sarjetas.
De salientar que no sistema “em alta” foram investidos no concelho cerca de 24 milhões de euros, quer ao nível de intercetores e estações elevatórias de águas residuais, quer também na completa requalificação de duas estações de tratamento de águas residuais (ETAR de Esposende e ETAR de Marinhas), sendo, pois, da maior relevância que o sistema “em baixa” acompanhe, em toda a medida do possível, este aumento de capacidade, aumentando a sua taxa de cobertura.
Pretendendo proporcionar aos munícipes de Esposende, residentes e visitantes, a recolha e o adequado tratamento das suas águas residuais, fomentando, assim, a conservação do património natural e ambiental do concelho, esta candidatura, agora aprovada, irá contribuir para alcançar os objetivos nacionais em matéria de saneamento básico, tal como consagrado no Plano Estratégico PENSAAR 2020, uma nova Estratégia para o Setor de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais.