ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

“Março com Sabores do Mar”

Sabores do Mar à mesa de 28 restaurantes 
de Esposende durante o mês de março
Numa estratégia de valorização do seu território e de afirmação da gastronomia e vinhos como produto estratégico, o Município de Esposende vai levar a efeito a 18.ª edição da iniciativa “Março com Sabores do Mar”, na qual participam 28 unidades de restauração do concelho, que apresentam sugestões de peixe e marisco para degustar ao longo de todo o mês.
Na apresentação do evento, que decorreu esta manhã, no Centro de Informação Turística de Esposende, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, afirmou que, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico, o Município tem vindo a desenvolver um trabalho de excelência com vista à captação de mais turistas e visitantes, notando que o concelho é dotado de um conjunto de condições que fazem deste um território privilegiado, desde logo a sua beleza natural, até às boas acessibilidades. Benjamim Pereira assinalou, contudo, o vasto trabalho que o Município tem vindo a executar no plano da valorização do espaço público, apontando vários exemplos, entre os quais a requalificação em curso da Rua do Pinhal, em Apúlia, que integra o percurso dos Caminhos de Santiago, a beneficiação da Avenida Marginal da cidade, a Ecovia do Litoral, e a própria construção do Canal Intersector que irá gerar particular dinâmica ao longo dos seus 4,5 quilómetros, para além de várias outras intervenções em curso ou em vias de avançar.

Benjamim Pereira salientou, por outro lado, o esforço da Câmara Municipal para combater a sazonalidade, através da realização dos mais diversos eventos na época baixa, como forma de atrair gente ao concelho. Lembrou que Esposende registou, no Verão de 2016, um aumento exponencial de visitantes e, por conseguinte do volume de negócios, na ordem dos 20% a 30%, segundo um estudo da Associação Comercial e Industrial do Concelho, considerando que a este facto está associada a forte aposta do Município na animação durante esse período, bem como a estratégia de comunicação desenvolvida.
Lembrando que o “Março com Sabores do Mar” se integra na estratégia de combate à sazonalidade, o Presidente da Câmara Municipal notou o esforço desenvolvido para trazer sempre inovação à iniciativa, salientou o envolvimento de toda a comunidade, particularmente das escolas, e terminou manifestando total disponibilidade do Município para, dentro das suas responsabilidades e possibilidades e numa ótica de desenvolvimento económico, prestar apoio aos empresários do concelho.
Assinalando que “Esposende é uma referência na promoção turística não só no plano regional como nacional”, o Presidente da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Melchior Moreira, saudou o Município pela promoção da iniciativa “Março com Sabores do Mar”, enquanto estratégia de promoção do produto estratégico gastronomia e vinhos e de combate à sazonalidade, e destacou a envolvência gerada em torno do evento, considerando-o “diferenciador”.
Melchior Moreira salientou o excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município de Esposende na promoção e valorização do seu território e na captação de turistas e visitantes, particularmente nos períodos de baixa procura, com o intuito também de aumentar o tempo médio de estadia, e sublinhou a aposta também do Turismo de Natureza que Esposende tem sabido aproveitar.
Aludindo aos dados de 2016 relativos ao Turismo de Portugal, o Presidente da TPNP congratulou-se com o crescimento da região no panorama turístico nacional, sendo que o Norte foi o que mais cresceu, mais de 20,5%, correspondendo a um saldo de 5,5 milhões de euros na balança turística. Melchior Moreira revelou que, em 2016, o Porto e o Norte de Portugal atingiu 6,8 milhões de dormidas, valor muito próximo dos 7 milhões previstos atingir até 2020. Neste contexto, felicitou o Presidente Benjamim Pereira por ter assumido o turismo como uma estratégia em termos de crescimento e visibilidade para o concelho, considerando que “este é o caminho”.
A apresentação do evento “Março com Sabores do Mar” esteve a cargo do Vereador do Turismo, Rui Pereira, que apontou os objetivos associadas à iniciativa, que passam por afirmar a gastronomia e vinhos como produto estratégico, atrair gente a Esposende, pela valorização do território concelhio e por criar envolvimento com os agentes económicos locais, apostando também na formação.
Rui Pereira referiu que o Município tem preparado um amplo programa de divulgação e promoção do evento, tanto no país, como na vizinha Espanha, de modo a que o evento possa registar ainda uma maior adesão. Em nome do Município, o Vereador agradeceu a todos quantos se associam e colaboram na iniciativa e formulou votos de que a edição de 2017 seja um sucesso e que todos possam tirar dela o melhor proveito.
Dos 28 restaurantes aderentes, 14 concorrem ao Concurso Gastronómico, procurando aliar a inovação à tradição, cujo júri será encabeçado pelo Enólogo José Silva integrando mais quatro elementos ligados à gastronomia e jornalismo gastronómico.
Como habitualmente, as pastelarias voltam a associar-se à iniciativa, sendo que este ano são oito, assim como as cinco quintas produtoras de vinhos do concelho, os Lacticínios das Marinhas e as unidades de alojamento.
Promovido pela Entidade Regional TPNP, o Fim-de-Semana Gastronómico de Esposende integra o cartaz do “Março com Sabores do Mar”, realizando-se de 3 a 5 de março. Os restaurantes aderentes convidam a saborear uma ementa saborosa e genuína, composta por Lampreia do Rio Cávado, vinhos verdes do concelho e Clarinhas de Fão. A par da gastronomia, é garantido um programa que tem o duplo objetivo de proporcionar animação e dar a conhecer alguns locais do concelho.
Para além do concurso direcionado para os restaurantes, realizar-se-á também o concurso “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, que vai já na nona edição, direcionado para os alunos da área da restauração e cozinha da Escola Profissional de Esposende.
Já habitual, o Concurso Gastronómico “Cantinas Escolares com Sabores do Mar”, já na 4.ª edição, tem como objetivo promover o consumo de peixe junto dos mais jovens. A avaliação dos pratos a concurso visa estimular ao cumprimento dos requisitos de higiene e segurança alimentar e nutricionais aplicados às cantinas, bem como promover a criatividade e a inovação.
A Escola Básica de Apúlia, em parceria com a Associação de Pais, vai realizar a 10.ª edição do Festival das Sopas e o “Concurso de Sopas do Mar”, no dia 17, às 19h30, uma iniciativa que, pelo terceiro ano consecutivo, irá premiar a melhor “Sopa do Mar”.
À semelhança de edições anteriores, a componente da formação volta a estar associada ao evento, numa parceria com a Escola Profissional de Esposende. Serão realizados workshops dedicados à confeção de peixes e mariscos, sob orientação de Chefes como Paula Peliteiro, José Alexandre, Pedro Araújo e Artur Gomes. Por fim, o Enófilo José Silva orientará um workshop cujo tema será os vinhos verdes, e Bárbara Cunha será responsável por uma outra sessão, mas de cozinha infantil.
Em colaboração com as escolas será promovida a 2.ª edição do concurso gastronómico “Fish Chef”, em que os chefes de cozinha serão as crianças e jovens das escolas do concelho.
Complementarmente à componente gastronómica, o Município aposta num vasto e diversificado programa de animação, desde logo a exposição fotográfica “Propostas Gastronómicas com Sabores do Mar”, que estará patente, durante o mês de março, no Centro de Informação Turística de Esposende.
Desenvolvida já em edições anteriores, em parceria com a Associação de Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende, a atividade “A escola vai à lota” volta a ser dinamizada, com o objetivo de incentivar o consumo de peixe e proporcionar uma melhor relação das crianças com este alimento. A Associação de Pescadores vai realizar mais uma edição do Festival da Lampreia do Rio Cávado.
Da programação consta também a “Prova de Mar”, uma parceria da Missão Continente e Continente de Esposende, onde, de forma divertida e através de inúmeros jogos apelativos, as crianças são incentivadas ao consumo regular de pescado, tendo oportunidade também de conhecer os diferentes tipos de peixe da nossa costa.
A vertente cultural está também associada ao “Março com Sabores do Mar”, com a realização do Festiama – Festival de Teatro Amador de Esposende. A apresentação de peças decorrerá no Auditório Municipal de Esposende, pelas 21h30: no dia 4 com a peça “O Gato” pelo grupo “Forjães em Cena”; no dia 11 “Aqui Há Fantasmas” da responsabilidade do grupo de teatro da Juventude Unida de Marinhas, no dia 18 “A maluquinha de Arroios” pelo Grupo de Artes Recreativas de Fonte Boa, e no dia 25 “D. Rosinha, a solteira” pelo Grupo de Teatro Amador de Fão.
No dia 8, terá lugar um seminário internacional de “Turismo Criativo” e a 28 de março será inaugurado o “Roteiro da Arquitetura Modernista”, na Casa das Marinhas.
A habitual Feira de Artesanato de Esposende vai, em março, ser dedicada também aos produtos endógenos, estando prevista para o dia 19 e decorrendo, como habitualmente, no Largo Rodrigues Sampaio, das 10h00 às 19h00.
A cerimónia da entrega de prémios e lembranças decorrerá no Auditório Municipal de Esposende, a 31 de março, pelas 15h30.