ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Município de Esposende

Município de Esposende assinala Dia do Doente
Com o intuito de assinalar o Dia do Doente, que se comemora a 11 de fevereiro, o Município de Esposende vai levar a efeito o I Encontro “Cuidados e Serviços de Saúde: Perspetiva Concelhia” e promover manifestações de arte nas unidades de saúde do concelho.
O Encontro “Cuidados e Serviços de Saúde” terá lugar no dia 10 de fevereiro, às 14h30, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, e pretende dar a conhecer o trabalho que é prestado a este nível pelas unidades de saúde concelhias.


Assim, o ACES Barcelos/Esposende vai abordar o trabalho desenvolvido pela UCC ConvidaSaude em termos de “Cuidados de Proximidade” e a Santa Casa da Misericórdia de Fão testemunhará a sua experiência no que diz respeito à qualidade dos serviços prestados, como veículo para o reconhecimento e confiança dos cidadãos, considerando que os serviços da instituição estão certificados. Enquanto instituição que integra a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e que tem como objetivo prestar cuidados continuados de saúde e de apoio social a pessoas em situação de dependência, a Santa Casa da Misericórdia de Esposende dará a conhecer o trabalho desenvolvido no plano de recuperação e manutenção da autonomia dos doentes, maximizando a sua qualidade de vida.

A participação neste Encontro é gratuita, contudo, carece de inscrição prévia, que deverá ser efetuada on-line, em https://goo.gl/forms/esQYNHQ34Kr8WPi43 ou através do e-mail municipio.esposende@cm-esposende.pt.

No dia 11 de fevereiro, e de forma a tornar este dia diferente para as pessoas que estão nas unidades de saúde concelhias, algumas escolas e centros de estudo do concelho ligadas à música e à dança realizarão pequenos espetáculos. Acredita-se que a presença da música, da dança, bem como outras formas de arte, em ambiente hospitalar é um importante contributo para a humanização dos cuidados de saúde.
O Dia do Doente foi instituído pelo Papa João Paulo II, com o objetivo de apelar à humanidade para que seja promovido um serviço de maior atenção à pessoa doente. Neste sentido, numa ótica de promoção da saúde pública, o Município de Esposende associa-se à comemoração deste dia, procurando envolver a comunidade em torno deste desígnio.