ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Município de Esposende

Município de Esposende vai criar Incentivos 
ao Investimento no concelho
O Município de Esposende vai avançar com a Concessão de Incentivos ao Investimento. Neste sentido, deliberou ontem, em reunião do executivo e por unanimidade, dar início ao procedimento administrativo de elaboração do respetivo regulamento.
A intenção é criar um conjunto de regras e princípios que permitam dotar o Município de uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento económico, incentivando o investimento empresarial no concelho. Assim, associado aos incentivos já existentes, Esposende pretende oferecer um conjunto mais alargado de benefícios para quem se instale e crie postos de trabalho no concelho, bem como para os agentes que pretendam ampliar os seus negócios, ou criar novos projetos.

“Considerando que o desenvolvimento económico do Município é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população, torna-se imprescindível incentivar o investimento empresarial, tornando-o cada vez mais atrativo a potenciais investidores, com vista à captação de investimentos relevantes para o desenvolvimento sustentado”, assinala o Presidente da Câmara Municipal, acrescentando que “é determinante que estes investimentos contribuam para a diversificação do tecido empresarial e promovam a criação de novos postos de trabalho, se possível, assentes na qualificação, na inovação e na tecnologia”.
Ciente de que “os bons investimentos têm normalmente um efeito multiplicador na economia local e irradiador de sinergias positivas no tecido económico e social”, o Município pretende criar um instrumento que defina os parâmetros e medidas concretas de apoio e de incentivo à atividade empresarial, esperando contar com o contributo da população. Neste sentido, entre hoje, 27 de janeiro, e o dia 9 de fevereiro, os interessados poderão apresentar contributos para o Regulamento de Concessão de Incentivos ao Investimento, nomeadamente através de comunicação escrita dirigida ao Presidente da Câmara Municipal, que contenha o nome completo, morada ou sede, profissão, número de identificação fiscal e respetivo endereço de correio eletrónico. Tais contributos devem ser entregues pessoalmente nas instalações da Câmara Municipal, sitas na Praça do Município, 4740-223 Esposende, ou enviados através de fax nº 253 960 176 ou para o correio eletrónico custodia.magalhaes@cm-esposende.pt.
Após este período de dez dias úteis para apresentação de contributos, o Regulamento de Concessão de Incentivos ao Investimento será sujeito a discussão pública, sendo posteriormente apresentado à Assembleia Municipal para aprovação.
A Concessão de Incentivos ao Investimento surge associada a outras medidas tendentes à captação de investimento e ao desenvolvimento económico, de que é exemplo o Centro de Negócios, em vias de instalação num edifício localizado no Largo Rodrigues Sampaio, em pleno centro da cidade. Neste espaço, dedicado ao empreendedorismo e ao coworking, os interessados podem desenvolver os seus negócios, usufruindo de uma vasta rede de consultores e especialistas nas diferentes áreas económicas.
Benjamim Pereira acredita que “o Centro de Negócios irá contribuir para a captação de novas empresas, reforçando, ainda mais, o sector económico concelhio, que continua a evidenciar-se, como comprovam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística, que dão conta de um aumento de 13,5% nas exportações, fazendo de Esposende o Município do Cávado melhor posicionado a este nível”.
O Presidente da Câmara Municipal lembra também que Esposende está acima da média de crescimento nacional, de acordo com um estudo apresentado pela Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE) e que revela que o volume de negócios subiu 20% no verão de 2016.
“São excelentes indicadores que atestam que há tudo a ganhar em investir em Esposende”, concluiu Benjamim Pereira.