ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Câmara Municipal de Esposende

Município promove Esposende City Race 
| 5 de fevereiro |
A Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a Associação Amigos da Montanha vai promover, no dia 5 de fevereiro, uma Prova de Orientação Pedestre, que será realizada na zona urbana da cidade de Esposende.
Integrada e pontuável para o circuito Portugal City Race, Esposende City Race contará com cerca de duas centenas de atletas federados, oriundos de todo o país.

Sendo uma modalidade que tem associada uma forte componente turística, paralelamente à parte competitiva, decorrerá uma caminhada pela cidade, que será disponibilizada para os acompanhantes e familiares dos atletas e que percorrerá vários pontos de interesse turístico da cidade.
Sendo uma modalidade inclusiva, o programa do Esposende City Race integra também uma prova de orientação adaptada, direcionada para crianças e jovens com deficiência. Neste caso, os participantes realizam a prova acompanhados por um adulto que os auxiliará ao longo do percurso definido para o efeito.
Em termos de programa, a concentração está marcada para as 9h00, no Largo Fonseca Lima, seguindo-se uma aula de zumba, que servirá de aquecimento. Pelas 10h00, inicia-se o Esposende City Race e a prova de Orientação Adaptada. A cerimónia de entrega de prémios está marcada para as 12h30, na Praça do Município.
As inscrições poderão ser realizadas on-line no site www.orioasis.pt
Sendo a Orientação Pedestre uma modalidade com expressão ao nível do Desporto Escolar, nomeadamente nas escolas EB de Apúlia e de Forjães, o Esposende City Race enquadra-se numa estratégia que visa dar maior visibilidade a esta modalidade, através da promoção de um quadro competitivo local, indo, assim, ao encontro das linhas definidas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende (PEDDE).
O Município pretende ainda, a breve prazo, criar condições para o surgimento de um Núcleo Escolar Federado de Orientação que envolva estes dois estabelecimentos de ensino e integre outros atletas com potencial e interesse pela modalidade, alargando, assim, a oferta concelhia.