ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Município de Esposende

Município de Esposende promove emprego jovem
A Câmara Municipal de Esposende vai estabelecer um Protocolo de Cooperação com a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE) com vista à integração de jovens do concelho no mercado de trabalho.
A medida, aprovada em reunião do executivo municipal com o voto contra da Vereadora do CDS/PP, visa apoiar jovens licenciados ou com o ensino secundário concluído a ingressarem na vida ativa. Neste sentido, pretende-se proporcionar períodos de formação em contexto real de trabalho, de modo a que os jovens possam adquirir competências técnicas e sócio profissionais indispensáveis à sua futura inclusão no mercado de emprego. Estabelecer elos de ligação entre estes jovens e o mercado de trabalho, através da mediação com o tecido empresarial local, e incutir nos jovens a adoção de atitudes facilitadoras de sucesso e diferenciadoras que contribuam para a sua empregabilidade, são igualmente objetivos desta parceria.

Nos termos do protocolo, o Município irá financiar até ao montante máximo de 15 000 euros para a comparticipação de 20 estágios com a duração até ao limite máximo de três meses, no montante unitário de 600 euros, acrescido de Seguro de Acidentes Pessoais, e comparticipar a realização de uma ação de formação, de curta duração, a cada estagiário, para o desenvolvimento de competências chave associadas a uma atitude coach, antes do período do estágio.
Por seu lado, a ACICE compromete-se a mediar com o tecido empresarial local o desenvolvimento de estágios e o seu devido acompanhamento, proporcionando a referida ação de formação.
Ciente das dificuldades inerentes à inserção dos jovens na vida ativa, “o Município, considerando a experiência, as competências e o âmbito de intervenção da ACICE, entendeu estabelecer esta parceria, criando condições que assegurem a sua inclusão no tecido empresarial local, potenciando o seu crescimento profissional”, assinala o Presidente da Câmara Municipal.
Benjamim Pereira refere que este Protocolo de Cooperação se reveste da maior importância, atendendo a que “favorece a empregabilidade dos nossos jovens e lhes permite a aquisição de competências profissionais e pessoais, que facilitem a sua efetiva integração futura no mercado de trabalho”.
“Uma intervenção ao nível da aproximação entre o tecido empresarial e a população jovem qualificada do concelho constitui-se como um espaço privilegiado de promoção de condições de empregabilidade, de mobilização do tecido económico, e de promoção do desenvolvimento social local”, conclui o Autarca.