ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


domingo, 18 de dezembro de 2016

Esposende 2000

Orçamento da Esposende 2000 ultrapassa 1 milhão de euros sem aumentar tarifas
Pelo sexto ano consecutivo, a empresa municipal Esposende 2000 não vai aumentar as tarifas dos serviços prestados nos equipamentos sob a sua gestão, mantendo, assim, os preços que vem praticando desde 2011, e vai reduzir as tarifas de Lazer Livre em 4,2%.
Os Instrumentos de Gestão Previsional da empresa para o próximo ano, dados a conhecer na última reunião do executivo da Câmara Municipal, apontam para a continuidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, assente numa gestão rigorosa e eficiente dos recursos da empresa. Para o ano de 2017, o Conselho de Administração estima rendimentos anuais na ordem de 966 000 euros, prevendo os gastos na ordem de 935 000 euros. O volume de investimentos será na ordem dos 200 000 euros.

Ao nível da prestação de serviços, na área da animação, o objetivo passa por garantir eventos diversificados, inovadores e de qualidade, com o intuito de atrair novos públicos.
No plano da exploração, é intenção manter todos os serviços e programas, desde os de utilização geral aos projetos sociais, como o Dar vida aos Anos e o Desporto nas Freguesias, continuando a garantir o acesso a estes últimos aos cidadãos com maiores fragilidades sócio económicas. Neste plano, no âmbito do projeto "Olimpíadas 2000 - jogos adaptados para a população sénior", será reforçada a componente técnica, com novas propostas de avaliação física e funcional dos participantes.
Em termos de gestão da empresa, a Esposende 2000 pretende executar melhorias ao nível dos equipamentos, nomeadamente na resolução de alguns problemas associados à manutenção e remodelação dos edifícios sob sua gestão. Neste sentido, foram submetidas candidaturas ao Fundo de Eficiência Energética e no plano da Modernização Administrativa, relativas às Piscinas Foz do Cávado e às Piscinas Municipais de Forjães.
Relativamente às Piscinas Foz do Cávado, mantém-se o objetivo de captar fundos do quadro comunitário “Portugal 2020” para dotar o edifício de uma maior e melhor sustentabilidade energética, visando a redução dos consumos com as perdas energéticas, com a substituição da cobertura da nave central, a substituição de caixilharia e vidros, impermeabilizações e incremento de novos modelos de energia, ambientalmente mais benéficos.
O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, saúda o trabalho desenvolvido pelas sucessivas administrações da Esposende 2000 ao longo destes 20 anos, que permitiram tornar esta empresa do grupo municipal uma referência no contexto das empresas deste setor de atividade.
Benjamim Pereira destaca o papel social da Esposende 2000, dizendo que “esta função é da maior relevância porque permite que pessoas com maiores carências socioeconómicas possam ter acesso a um conjunto diverso de serviços”, razão pela qual o Município celebra anualmente um contrato-programa com a empresa municipal para garantir a manutenção destes projetos, clarificando que, relativamente a 2017, o montante a transferir é de cerca de 200 mil euros.