ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Município de Esposende

Idosos de Esposende festejaram S. Martinho no Pacha
Cumprindo, uma vez mais, a tradição, o Município de Esposende, conjuntamente com a Santa Casa da Misericórdia de Fão, organizou a Festa de S. Martinho para os idosos do concelho, iniciativa que decorreu, esta tarde, na discoteca Pacha, em Fão, e que contou com quase meio milhar de participantes.
Esta atividade integra o programa “Envelhecimento Ativo” da Rede Social de Esposende, traduzindo-se em mais um momento de convívio e partilha entre os idosos que frequentam as Instituições de Solidariedade Social (IPPS) do concelho, com valência para a terceira idade. Assim, participaram na festa os utentes seniores de treze instituições, nomeadamente a ACARF – Associação Cultural, Artística e Recreativa de Forjães, ASCRA – Associação Social, Cultural e Recreativa de Apúlia, CICS – Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro, Centro Social da Juventude de Belinho, Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, Centro Social da Paróquia de Curvos, Centro Comunitário de Vila Chã, Centro Social e Paroquial de Fonte Boa, GRASSA – Grupo de Ação de Solidariedade Social de Antas, Fundação Lar Santo António, Santa Casa da Misericórdia de Esposende e Santa Casa da Misericórdia de Fão e a APPACDM – Complexo de Esposende. Este ano a iniciativa foi também à comunidade.

Num ambiente festivo e repleto de animação, os idosos tiveram a oportunidade de degustar as tradicionais castanhas, sendo que a animação musical esteve a cargo da banda Joana D’ Arc Show, que, com ritmos alegres, desafiou os idosos a um pezinho de dança e a entrarem no espírito da festa. O lanche, para retemperar energias, foi confecionado e servido pela Escola Profissional de Esposende, nomeadamente pelas turmas do 8.º ano do Curso de Cozinheiro e do 2.º ano de Técnico de Restauração.
Como habitualmente, o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, acompanhado pela Vereadora da Coesão Social, Raquel Vale, e do Vereador Rui Pereira, marcou presença na iniciativa e saudou a elevada adesão dos idosos, tanto nesta como noutras atividades do programa “Envelhecimento Ativo”. Lembrando que, ao longo de todo o ano, são desenvolvidas muitas e variadas iniciativas para a comunidade sénior, Benjamim Pereira referiu que são cada vez mais os participantes deste programa orientado para a promoção de um envelhecimento ativo. “Vocês já deram muito a este Município e às vossas famílias, merecem todo o nosso apoio, carinho e, sobretudo, respeito”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, assinalando que Esposende é “um Município de excelência” também ao nível das atividades desenvolvidas para a terceira idade. A propósito, Benjamim Pereira teceu breves considerações sobre a política social da Câmara Municipal, uma política assumidamente amiga das famílias, exemplificando com algumas medidas, desde a redução da taxa do IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis, à oferta de livros escolares para os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, passando, entre outras, pela isenção de custos na ligação às redes de água e de saneamento e pela recuperação de habitações de famílias com carências económico-financeiras.
Garantindo que é para manter a política social ativa vigente, Benjamim Pereira assegurou que a comunidade idosa terá sempre uma atenção especial por parte do Município e que são para manter os projetos que têm vindo a ser desenvolvidos. Saudou, a propósito, o Coro Sénior de Esposende, recentemente distinguido pelos Prémios BPI Sénior, atestando a mais-valia deste projeto.
Expressou palavras de apreço a todos os idosos do concelho e terminou com agradecimentos a todos quantos colaboraram na realização da Festa de S. Martinho, nomeadamente à Discoteca Pacha, pela cedência do espaço e oferta de todas as bebidas, aos Bombeiros Voluntários de Fão, à Esposende Ambiente e à Escola Profissional de Esposende, agradecendo, ainda, à Vereadora da Coesão Social pelo excelente trabalho que tem vindo a desenvolver. Raquel Vale aproveitou a oportunidade para convidar os idosos a participarem na próxima atividade do programa “Envelhecimento Ativo”, o Concerto de Natal pelo Coro Sénior de Esposende com a Ensemble Atlantic Coast Orchestra, que terá lugar no próximo dia 11 de dezembro, pelas 17h00, na Igreja Matriz de Apúlia, com entrada livre, e que visa assinalar o 5.º aniversário da Loja Social de Esposende.