ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Município de Esposende

“Polvo da Pedra à Esposende” no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém
Integrado na estratégica de promoção do concelho e valorização dos produtos endógenos locais, o Município de Esposende vai marcar presença no 36.º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, que irá decorrer nesta cidade ribatejana entre 21 de outubro e 1 de novembro, tendo como tema “Sabores do Mar Português”.
Assim, o certame vai dedicar o dia 29 de outubro a Esposende, colocando em evidência o “Polvo da Pedra à Esposende”, o prato identitário do concelho. Entre as 12h00 e as 13h00, na Praça do Petisco, o Chefe Marco Gomes irá confecionar o prato num show cooking. Ação idêntica irá ter lugar pelas 18h30, desta feita com a confeção do “Polvo com Broa”, pelo Chefe Vitor Peixoto, sendo que ambas as demonstrações culinárias serão comentados pelo Enófilo José Silva. O dia dedicado a Esposende inclui, ainda, entre as 19h30 e as 20h00, um espaço de apresentação dos vinhos verdes de Esposende e das harmonizações dos mesmos com os referidos pratos.

Ao longo de todo o dia, haverá animação etnográfica itinerante com o Grupo de Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia. A mascote do Polvo fará a distribuição de brochuras relativas do Prato Identitário, bem como boletins de preenchimento para sorteio de fim-de-semana em Esposende.
No stand do Município de Esposende, alusivo ao produto Gastronomia e Vinhos, será possível a visualização do filme promocional de Esposende e outros suportes de divulgação das iniciativas, bem como a degustação de produtos locais, nomeadamente vinhos verdes, clarinhas e queijo das Marinhas, entre outros.