ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Município de Esposende

Festival Sénior “Reencontros de Memórias e Saberes” assinala cinco anos de Envelhecimento Ativo em Esposende

A apresentação do livro “Vida com Rostos” marcou o arranque do Festival Sénior “Reencontros de Memórias e Saberes”, que o Município de Esposende, em colaboração com os Parceiros da Rede Social do concelho, leva a efeito de hoje até 4 de outubro, com o objetivo de assinalar o 5.º aniversário do Programa “Envelhecimento Ativo”.
O livro, cuja sessão de apresentação decorreu, esta tarde, no Auditório Municipal de Esposende, apresenta o registo fotográfico de algumas das várias iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas ao longo dos cinco anos de existência deste programa, promovido no âmbito da Rede Social, evidenciando as vivências dos participantes e retratando a dinâmica intergeracional e o envolvimento com a comunidade.
“Estamos num Município de excelência em relação à dinâmica desenvolvida em torno da pessoa idosa”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Esposende na sessão de apresentação, onde marcou também presença a Vereadora da Coesão Social, Raquel Vale, e Carla Faria, Coordenadora da Licenciatura em Gerontologia do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Benjamim Pereira referiu que o Município tem vindo a desenvolver um conjunto muito diversificado de atividades para a comunidade sénior com o objetivo de contribuir para um envelhecimento ativo e notou, com satisfação, que a adesão tem vindo a aumentar.

“Vocês são verdadeiramente importantes para o Município”, afirmou o Autarca dirigindo-se à vasta plateia de seniores, garantindo que o Município continuará a valorizar os idosos e a proporcionar-lhes iniciativas que contribuam para um envelhecimento ativo, e referiu que essa aposta será até para reforçar, atendendo a que esta franja da população tem tendência a aumentar, refletindo a tendência nacional.
Desafiando os idosos a “viver de forma plena, a viver a vida com alegria”, convidou-os a participarem e a usufruírem das atividades que o Município, em conjunto com os demais Parceiros da Rede Social, desenvolve nos mais variados domínios, exortando-os, ainda, a transmitirem a sua “escola de vida” aos mais novos, não só pelo saber acumulado, mas também pelo exemplo de vida. Terminou com agradecimentos aos idosos do concelho pelo seu contributo para o desenvolvimento do concelho, dizendo mesmo “por me ajudarem a gerir melhor este Município”.
A Vereadora da Coesão Social fez o enquadramento do Festival Sénior, assinalando que a sua realização está também associada à comemoração do Dia Internacional da Pessoa Idosa, que se assinala a 1 de outubro. Raquel Vale realçou que o Programa “Envelhecimento Ativo” tem vindo a ser desenvolvido, desde 2012, em estreita colaboração com os Parceiros da Rede Social, num efetivo trabalho em rede, que torna a oferta a esta faixa etária mais diversificada, com a vantagem de se rentabilizarem recursos locais, se concertarem estratégias com vista ao mesmo objetivo, possibilitando aos mais velhos o acesso a um maior número de iniciativas, que proporcionam o reforço das relações interpessoais.
Por sua vez, Carla Faria, Coordenadora da Licenciatura em Gerontologia do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, elogiou o Programa considerando que contribui, de forma efetiva, para um envelhecimento ativo. Dirigindo-se aos idosos, exortou-os a participarem e a envolverem-se nas atividades, e frisou que, entre outras virtudes, o Programa também promove a intergeracionalidade e a inclusão social.
Como forma de homenagear os idosos, muitos dos quais estão retratados no livro “Vida com Rostos”, o Município ofereceu um exemplar a cada um dos presentes.
O programa do Festival Sénior prossegue com a realização, esta noite, pelas 21h00, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, realiza-se a Conferência-Debate “Novos desafios para o futuro das organizações de Economia Social”. Sob a moderação da Vereadora Raquel Vale, intervirão Américo Mendes, Diretor do Mestrado em Economia Social da Católica Porto Business School da Universidade Católica do Porto, António Batista, Consultor em Planeamento e Avaliação de Projetos e Carlos Azevedo, Diretor IES-Social Business School, Presidente da Direção e fundador da ESLIDER-PORTUGAL – Rede Nacional de Líderes da Sociedade Civil. Este debate pretende contribuir para uma reflexão conjunta com as organizações de economia social do concelho, na forma de responder aos desafios que se colocam à intervenção, bem como aos novos paradigmas solidários da intervenção social e territorial.
No fim-de-semana, dias 1 e 2 de outubro, no parque em frente às Piscinas Foz do Cávado, decorre a Mostra Social ´16, evento que visa divulgar as respostas sociais, bem como o leque de serviços e projetos que alguns Parceiros da Rede Social de Esposende disponibilizam à comunidade. Amanhã, dia 1, o evento estará de portas abertas entre as 15h00 e as 21h00, e, no dia 2, das 10h00 às 19h00.
Também amanhã, às 17h00, no Salão Nobre do Bombeiros Voluntários de Esposende, apresenta-se em Concerto o Coro Sénior de Esposende com a Atlantic Coast Orchestra. Sob a direção musical dos maestros Ana Carolina Capitão e Luís Miguel Clemente, serão interpretadas cantigas tradicionais portuguesas que congregam valores e vontades ligados às vivências e memórias, promovendo a interação da população sénior com as diferentes gerações.
O programa do Festival Sénior prossegue no domingo, pelas 15h00, no Largo Rodrigues Sampaio, com a apresentação de um espetáculo de rua, que traduz o trabalho desenvolvido no âmbito da participação de crianças e jovens da comunidade esposendense na oficina de música que integra o projeto AmareMar – Arte e Comunidade
Às 17h00, no Auditório Municipal de Esposende, terá lugar o espetáculo teatral "Ondeia - Trapo de estórias". Com direção artística de Hugo Direito Dias, o espetáculo será apresentado pelos Ateliers Juvenis da Esposende Solidário e conta a história de Ondeia, uma boneca de trapos que vive das memórias acumuladas nos seus trapos, ao longo de gerações e gerações pelas quais passou.
O Festival Sénior encerra no dia 4 de outubro, com a apresentação do Teatro Sénior – estórias com riso, pelas 14h00, no Auditório Municipal de Esposende. O espetáculo integra sketches da vida diária, estórias com humor e amor, protagonizados pelos idosos das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.