ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Município de Esposende

Município de Esposende organiza Cãominhada 
no dia 2 de outubro
Integrado no Projeto Municipal de Dignificação dos Animais do concelho, a Câmara Municipal de Esposende vai promover uma Cãominhada, no próximo dia 2 de outubro, pelas 10h00, na Zona Ribeirinha da cidade.
A iniciativa, à semelhança da Feira da Adoção que o Município organizou no passado mês de junho, insere-se numa campanha educativa para a consciencialização da população de que a solução para os animais de ruasó é possível através de um esforço conjunto, que engloba nunca abandonar um animal, castrar para evitar crias indesejáveis, adotar ao invés de comprar, e valorizar o cão sem raça definida.

A Cãominhada pretende, assim, constituir um momento de partilha entre os donos e os seus animais, que pretende também alertar para o papel da adoção de animais abandonados. Refira-se que o ano passado, o número de adoções no Município duplicou comparativamente a 2014, sendo que dos 64 cães recolhidos das ruas do concelho e encaminhados para o Canil Intermunicipal, 27 foram alvo de adoção. Pretende-se assim, por esta via, divulgar o Canil Intermunicipal, onde é possível encontrar diversos animais disponíveis para adoção. A atividade contará, por isso, com a colaboração das clínicas veterinárias do concelho e das lojas associadas a área, bem como das associações concelhias ligadas a esta causa.
Esta atividade pretende, igualmente, assinalar o Dia do Veterinário e o Dia Mundial do Animal, que se comemora no dia 4 de outubro.
A participação na Cãominhada tem um custo de 1,5 euros por participante, para oferta de um kit, sendo que a inscrição pode ser efetuada online emhttps://goo.gl/forms/p6n2o3NqFwDR7pe53.
Considerando que os animais têm um papel essencial na vida em sociedade, o Município de Esposende tem vindo a promover à sua dignificação, quer na criação de melhores condições de vida para os mesmos, dentro das suas possibilidades, quer na implementação de medidas de proteção, como são a sensibilização e informação da comunidade para as mais diversas situação.