ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Município de Esposende

Município de Esposende promove sessão de formação sobre associativismo

Dando resposta a um conjunto de solicitações de dirigentes locais, a Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a Confederação Portuguesa de Coletividades, vai promover uma sessão de formação sobre associativismo, que decorrerá na próxima sexta-feira, dia 23 de setembro, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Esposende. 
Subordinada ao tema “Associações … o que é importante saber e conhecer”, a iniciativa é dirigida aos dirigentes das associações culturais, desportivas, recreativas e outras. A ação é gratuita, contudo carece de inscrição prévia, a efetuar através do e-mail casa.juventude@cm-esposende.pt.


Esta ação estará a cargo do Dr. Bessa de Carvalho, em representação da Confederação Portuguesa de Coletividades, que irá prestar informação e esclarecimentos sobre variados temas, nomeadamente, “Organização Associativa (Órgãos Sociais e suas competências) e mecanismos de gestão associativa (PAOs e RCs)”, “Estatuto de Utilidade Pública”, “Estatuto de Interesse Público Municipal”, “Obrigações Fiscais - Início de atividade”, “Modelo 22 (obrigatório)”, “Agenda fiscal (IVA; IRC; IMI”, “Relatório Único”,

Do programa faz ainda parte o “Financiamento do Movimento Associativo Popular: Quotas; Atividades Estatutárias”, “Atividades não estatutárias (bares/publicidade/cedência de espaços)”, “Projetos e Candidaturas”, “Mecenato”, “Diversificação das fontes de receita”, “Controlo de despesas” e “Implicações legais perante as autarquias de acordo com o POCAL”.

Esta sessão incidirá também igualmente sobre as temáticas do licenciamento de atividades, ocupação do espaço público, entidades fiscalizadores ASAE, SPAutores, Passmúsica, IPDJ e IGAC.

Tendo em conta a abrangência e importância dos assuntos a abordar, esta será uma excelente oportunidade para que o movimento associativo local e regional, tome conhecimento e aprofunde o conhecimento sobre as várias temáticas da sua atividade, pelo que se apela à participação.