ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Esposende

2.º Congresso Intermunicipal sobre Proteção 
de Crianças e Jovens
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Esposende, em parceria com as congéneres de Barcelos, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde, vai realizar o 2.º Congresso Intermunicipal sobre Proteção de Crianças e Jovens, subordinado ao tema “Sentir com inteligência. Pensar com emoção”, que decorrerá nos próximos dias 6 e 7 de outubro, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.
O evento, cuja primeira edição decorreu em outubro de 2014, em Ofir/Fão - Esposende, com cerca de 400 participantes, é aberto à comunidade em geral, mas dirigido particularmente a profissionais cujas funções contemplem a investigação e/ou intervenção com crianças e jovens em risco ou perigo e suas famílias.

O programa deste segundo congresso será composto por diversas conferências e sessões temáticas orientadas para os domínios da justiça, da saúde, da educação e da transformação social, no âmbito dos quais serão discutidos assuntos tão diversificados como a centralidade da criança no sistema de promoção e proteção, delinquência juvenil e justiça terapêutica, intervenção policial e programas de intervenção vocacionados para criminalidade sexual, violência exercida sobre crianças, neurociências, intervenção nos problemas de saúde mental, consumos e dependências químicas, novas formas de organização familiar, diversidade e relações interculturais, sexualidades, ou novas práticas e estratégias de ensino para um desenvolvimento integral das crianças e jovens.
Através da presença de diversos especialistas, procurar-se-á fomentar o aprofundamento de conhecimentos e a partilha e análise de práticas no âmbito da proteção da infância e da juventude, bem como promover o espírito de articulação e a concertação interinstitucional neste domínio. De entre as personalidades confirmadas, destaca-se a presença de altos representantes dos Municípios envolvidos na organização, dos Juízes Conselheiros Armando Leandro, Álvaro Laborinho Lúcio e Clara Sottomayor, assim como de representantes de entidades tão diversas como o Centro Hospitalar São João, o Alto Comissariado para as Migrações, a Polícia Judiciária, a Rede ex aequo, a Associação Movimento Educação Livre, a Associação Projeto Criar, a Escola da Ponte, e vários professores e investigadores das universidades do Minho, do Porto, de Aveiro, de Trás-os-Montes e Alto Douro, de Coimbra, Fernando Pessoa, do ISCTE, e da Universidade de Vigo. No evento, será, ainda, apresentada uma mensagem da Representante Especial do Secretário-Geral sobre Violência contra as Crianças (ONU), Marta Santos Pais.
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, vai marcar presença na sessão de abertura do congresso, no dia 6, às 9h30, cabendo à Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Esposende, Raquel Vale, encerrar a sessão do primeiro dia de trabalhos.
O programa e condições de inscrição no evento podem ser consultadas na página oficial, em http://2cipcj.wixsite.com/2016.