ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Município de Esposende

Município de Esposende comparticipa com 30 mil euros no transporte social a portadores de deficiência

No âmbito das políticas de reforço da solidariedade e coesão social do Município, a Câmara Municipal de Esposende continua a apoiar o transporte social a munícipes portadores de deficiência. No ano letivo 2016/2017, a medida corresponderá a um encargo global de aproximadamente 30 000 euros, de acordo com deliberação aprovada, por unanimidade, em reunião do executivo. 
Em causa está, por um lado, o apoio ao transporte social adaptado e, por outro, a comparticipação na aquisição do passe social, abrangendo 19 cidadãos residentes no concelho. 
Através de um protocolo estabelecido com a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), o Município garante, assim, a deslocação a 15 jovens do concelho, com deficiência motora ou mental, desde o domicílio até diversos Centros de Atividades Ocupacionais. Dado que a maioria destes jovens necessitam de cadeira de rodas para a sua locomoção, necessitando de transporte adaptado para estas deslocações, a Câmara Municipal tem vindo a manter esta parceria com a Delegação de Marinhas da CVP, garantindo as necessidades de conforto e acompanhamento destes munícipes.


Para além do apoio a estes jovens, a Autarquia comparticipa nos custos do passe social a quatro munícipes que, sendo portadores de deficiência, não necessitam de transporte adaptado, e utilizam os transportes públicos para a deslocação para os Centros de Atividades Ocupacionais do concelho e municípios vizinhos.

Refira-se que, em ambos os casos, as famílias são chamadas a comparticipar nos custos do transporte de acordo com as suas possibilidades, sendo o valor determinado com base numa análise socioeconómica efetuada a cada agregado familiar.

Ajustando-se às várias dimensões da vida social e profissional dos agregados familiares, o transporte social tem vindo a traduzir-se numa medida de proteção social que torna mais fácil a conciliação entre a vida familiar e profissional dos agregados familiares com pessoas dependentes na mobilidade.