ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Dia do Município

Esposende vai distinguir cinco cidadãos, 
três instituições e 17 funcionários no Dia do Município
No Dia do Município e da Cidade de Esposende, que se comemora a 19 de agosto, a Câmara Municipal de Esposende vai atribuir a Medalha de Mérito Municipal a cinco cidadãos, um dos quais a título póstumo, e três instituições do concelho, e vai distinguir 17 funcionários municipais por 25 anos de serviço, de acordo com deliberação aprovada, por unanimidade, em reunião do executivo. As distinções serão entregues na sessão solene, a decorrer no Auditório Municipal de Esposende, pelas 11h15.
Norberto Manuel Pereira da Silva Mota, ex-comandante dos Bombeiros Voluntários de Fão e atual Vice Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Fão, será homenageado pela determinação, espírito de ajuda, firmeza de caráter, altruísmo e dedicação nas várias causas que abraçou.
Vitor Manuel Martins dos Santos, que, entre 2009 e 2011, foi Capitão do Porto de Mar de Viana do Castelo, ao qual pertence a Delegação Marítima de Esposende, será distinguido pela determinação, competência, capacidade de ajuda e coerência de atitudes e reconhecido pela excelente colaboração e cooperação que manteve com o Município de Esposende e com as associações locais no desenvolvimento de projetos cruciais para a comunidade esposendense.
Com a Medalha de Mérito Municipal será igualmente distinguido Rui António Ferreira de Agonia Pereira, natural de Fão, personalidade cujo prestígio e notoriedade na área das ciências ultrapassou largamente as fronteiras do Município, levando longe o nome de Esposende.
Orlando Martins Capitão, advogado e funcionário público aposentado, natural de Mar, terá também o reconhecimento público do Município pela sua prestação a nível associativo, tanto em instituições do concelho como de outras regiões do país, e pelo importante contributo no plano literário, com particular destaque para as publicações relacionadas com a freguesia de S. Bartolomeu do Mar.

A título póstumo, será homenageado o Padre Adélio de Almeida Torres Neiva, natural de Antas, falecido em 2010, sacerdote missionário da Congregação do Espírito Santo e historiador que muito honra a Família Espiritana, os seus conterrâneos e o Município, com a sua vocação e o trabalho extraordinário que realizou pela Missão e pela Cultura.
Será igualmente distinguida a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa. Integrada na Rede Social de Esposende, a instituição tem-se revelado um parceiro ativo e preponderante e, com um leque de serviços de qualidade ao dispor da comunidade, tem, ao longo dos seus 25 anos de existência, sabido responder com dedicação e profissionalismo às suas necessidades, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida.
Também com 25 anos de atividade, a ASCRA – Associação Social, Cultural e Recreativa de Apúlia irá também a Medalha de Mérito Municipal, em reconhecimento pelo apoio que presta à comunidade concelhia, em especial a apuliense, nos domínios ocupacional, educacional, lúdico e recreativo, proporcionando, com competência e profissionalismo, o bem-estar de crianças, jovens, idosos, e respetivas famílias.
O Complexo de Esposende da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), que também este ano celebra as boas de prata, será a outra instituição a distinguir pelo Município, em reconhecimento pela competência e profissionalismo com que tem vindo a desempenhar a missão de apoiar, nos domínios educacional, social e ocupacional, os jovens adultos do concelho com deficiência mental, promovendo a sua autonomia e qualidade de vida, em parceria com a sua família e a comunidade envolvente.
No Dia do Município e da Cidade de Esposende, serão, ainda, distinguidos por bons serviços os funcionários da Câmara Municipal que completam 25 anos de atividade, nomeadamente José Manuel Pereira Pilar, Maria Elsa Batista Andrade Pereira, Paulo João Santos Marques, Raquel Maria Gomes Rios Cerejeira Fontes, António Salvador Martins Faria, Adelino Farinhas Casais, Álvaro Maria Mendanha Gonçalves, António Jorge Moreira da Silva, António Jorge Sá Gomes, Cândido José Gonçalves Ferreira da Cruz, João Maria da Silva Garrido, José Paulo Azevedo Carneiro, Manuel Filipe Cruz, Manuel Rodrigues da Silva, Maria Alzira Martins Maciel Moreira, Rui Manuel Cavalheiro Cunha e Vítor Manuel da Silva Leite.
Na mesma cerimónia, e pelo segundo ano consecutivo, serão entregues os votos de louvor aprovados pela Câmara Municipal de Esposende, desde o Dia do Município de 2015, a esposendenses que se evidenciaram e distinguiram por atos e realizações, nomeadamente a Jorge Braga, pela conquista da medalha de bronze na feira de artes plásticas “Art Shopping”, no Carroussel do Louvre, em Paris, e a Carlos Jorge Abreu, pela conquista do galardão “Clinical Engineering Manuscript Award 2015”.