ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 29 de agosto de 2016

AMAReMAR

Projeto AMAReMAR traz “Mar de Gente” 
à Praça do Município

31 de agosto – 21h30

A Praça do Município vai acolher, na próxima quarta-feira, dia 31 de agosto, às 21h30, a apresentação do espetáculo de Teatro Comunitário “Mar de Gente”, que resulta do projeto AMAReMAR, comissariado e financiado pelo Município de Esposende.
Em atividade desde o início do ano, o projeto AMAReMAR já envolveu mais de meia centena de participantes residentes em Esposende em diferentes atividades, designadamente nas Oficinas de Teatro, Ilustração, Música, Multimédia e 3D, testemunhos sobre as suas vivências, tertúlias, e na preparação do espetáculo “Mar de Gente” com a realização de figurinos, cenografia, música, produção, entre outras. Da integração destas oficinas resulta este espetáculo, que procura traduzir as motivações e expectativas de todos os envolvidos.
Este processo partiu das interrogações “O que é Esposende?”, “O que é ser de Esposende?”, “De que falamos quando falamos de Esposende?”. O espetáculo “Mar de Gente” nasceu da vontade de falar de Esposende, ou pelo menos de uma certa Esposende. E esta é a Esposende que está perto das pessoas que participam no projeto, com os seus elementos mais simbólicos: o mar, a terra, o rio, as festas populares. É um espetáculo composto de vários quadros, independentes entre si, e que têm em comum o facto de todos serem imagens, ideias ou memórias desta terra.


O projeto AMAReMAR tem como objetivo promover a coesão social, valorizando a importância da educação e da cultura na formação integral do indivíduo e do coletivo, e no desenvolvimento de uma sociedade mais culta, mais justa, solidária e participativa. Pretende-se estimular a participação de cidadãos, para que sejam ao mesmo tempo críticos e transformadores da realidade social.
Este projeto propôs à comunidade uma reflexão sobre as suas identidades, memórias, histórias e tradições, cruzando o passado com o presente e perspetivando um futuro para esta terra, sendo que, ao longo do seu percurso, já concebeu um Mural Ilustrado e participou no Festival NAA – Novas Artes Associadas, com uma exposição fotográfica da autoria de Vânia Silva, sobre a conceção deste mural, e no evento Esposende a Dançar, com a participação do grupo de percussão. Complementarmente, o projeto já contou com a publicação de diversos artigos em revistas da especialidade como uma boa prática na promoção da coesão social e dinamização dos territórios, nomeadamente na edição de julho da Revista Rua e na edição de abril da Revista da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras.