ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 5 de julho de 2016

Câmara Municipal de Esposende

Esposende promove cultura 
de segurança nas praias


A Câmara Municipal de Esposende, em articulação com a Estação Salva-Vidas do Instituto de Socorros a Náufragos e a Delegação Marítima de Esposende, leva a efeito sessões de “Cultura de Segurança” nas praias do concelho, no âmbito das atividades de Bandeira Azul.

O objetivo destas ações é alertar os utilizadores das praias para a necessidade de se promoverem comportamentos de segurança. A praia de Apúlia acolheu a primeira sessão de sensibilização, no passado dia 27 de junho. Na presença de centenas de crianças e veraneantes, procedeu-se à demonstração de um salvamento, operacionalizando e transmitindo as técnicas e os princípios a adotar em caso de afogamento quando a vida humana se encontra em perigo, tendo sido distribuídos folhetos de sensibilização. A iniciativa levou, assim, ao conhecimento dos banhistas um conjunto de boas práticas nesta área.

Estão ainda previstas mais duas sessões, nomeadamente nas praias de Ofir e Suave Mar, nos dias 11 e 13 de julho, respetivamente.


Recomenda-se que sejam frequentadas preferencialmente as praias vigiadas e que sejam respeitadas as bandeiras e as instruções dos Nadadores-Salvadores. A entrada na água deverá ser efetuada lentamente, porque a água está fria, e deverá ser respeitado o intervalo para fazer a digestão, ou seja, cerca de três horas após a ingestão de alimentos, devendo nadar-se paralelamente à costa e nunca contra a corrente. Não deverão ser esquecidos os cuidados com a exposição ao sol e deve deixar-se sempre a praia limpa.