ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 21 de junho de 2016

Município de Esposende

Esposende integra projeto ambiental

Foi ontem apresentado, no Navio Hospital Gil Eannes, em Viana do Castelo, o projeto “Escolas da Natureza”, que desafia os Agrupamentos de Escolas de Viana do Castelo, Esposende e Cerveira, a proceder à monitorização ambiental dos ecossistemas naturais. Este projeto intermunicipal foi candidatado pela autarquia vianense e tem como parceiros as autarquias de Esposende e Cerveira e a Universidade de Coimbra, através do Instituto do Mar.
“Pretendemos criar pontos de encontro, proporcionando o trabalho entre agrupamentos de escolas e equipas técnicas. Com esta decisão estamos a contribuir para a defesa da natureza”, vincou José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana do Castelo que justificou a “aliança” com Esposende e Vila Nova de Cerveira, devido ao trabalho que estes municípios têm desenvolvido em vários núcleos de defesa ambiental.
Benjamim Pereira espera que este trabalho em rede ajude a “sensibilizar os jovens para o respeito da natureza. Pretendemos desenvolver um trabalho válido e estamos disponíveis para outros projetos”, disse o autarca, lembrando que, em Esposende, outros projetos decorrem, integrados no Parque Natural do Litoral Norte. “Temos um projeto de educação ambiental com vinte anos”, lembrou o autarca de Esposende que valorizou as candidaturas intermunicipais, “em defesa dos interesses das populações e dos valores do território, independentemente dos limites administrativos e geográficos dos diferentes municípios”.
O projeto consiste na identificação de espécies, vegetais e animais, contribuindo para a criação de materiais pedagógicos que possam servir projetos futuros. Uma base de dados registará as transformações, acolhendo os bio-registos que os diferentes grupos vão recolher.
O projeto tem a duração de um ano e incidirá nas áreas do Parque Natural do Litoral Norte, na bacia do Lima e na Serra D’Arga. O valor global é de 360 mil euros e arranca já em outubro, com a formação de professores. Em junho de 2017 será feita uma avaliação de um projeto que compreende uma exposição itinerante que vai percorrer todas escolas, explicou a coordenadora do projeto, Leonor Cruz.

SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM
Praça do Município | 4740-223 Esposende