ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 21 de maio de 2016

ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ESPOSENDE

ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ESPOSENDE PREMIOU TRABALHOS DAS ESCOLAS DO CONCELHO


Realizou-se no passado sábado de tarde a sessão solene de entrega dos prémios e de encerramento da Exposição de Trabalhos Escolares, inserida nas Comemorações do 125º Aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende.
A sessão contou com casa cheia. Marcaram presença largas dezenas de crianças, pais e encarregados de educação, professores, diretores de agrupamento – Prof. Albino Neiva e Paula Cepa, associados, bombeiros e elementos dos Órgãos Sociais da Associação. Foi uma cerimónia muito participada e bonita, a culminar uma excelente atividade. Felicitações a todos os concorrentes e aos seus professores, pelo entusiamo e pela qualidade da generalidade dos 222 trabalhos apresentados. Foi uma excelente forma de trazer a comunidade ao quartel e assim aproximar as pessoas à Associação. O presidente da direção, Alberto Bermudes, na sua intervenção, mostrou satisfação pela presença de tão significativo número de pessoas, a quem agradeceu, lembrando ainda os 125 da Associação e o trabalho que o seu Corpo de Bombeiros presta, em permanência, à comunidade. Terminou afirmando “Esta exposição enriqueceu-nos muito, a todos”.
Nos pequenos participantes viu-se a alegria estampada no rosto. Talvez nem tanto pelos prémios, que também são importantes, mas por estar ali no Quartel dos Bombeiros. Quem não se lembra de uma primeira ida a um quartel. Talvez todos nos recordemos de em pequenotes termos nos principais desejos de… um dia vir a ser. “O que queres ser quando fores grande?”. Na escola a maior parte de nós, respondia: Quero ser Bombeiros! Bombeiro e Policia talvez fossem mesmo as profissões mais desejadas, pelo trabalho que desenvolvem e pelas próprias fardas que vestem. Atividades como esta despertam nas crianças o espirito de solidariedade e de entreajuda e o desejo de um dia… ser um deles! Que destas mais de duas centenas de alunos, um dia, muitos deles regressem ao Quartel, para vestir tão fascinante farda.
Os trabalhos estavam divididos em três categorias. Categoria A: Maquetes, categoria B; Cartazes e categoria C: Textos e ilustrações.
Dos prémios constaram cheques-prenda, material escolar e um diploma a cada participante. Foram várias as empresas e os associados que colaboraram na oferta dos prémios.
Mário Fernandes

20-05-2016