ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 23 de abril de 2016

Município de Esposende

Relatório de Gestão de 2015 comprova excelente situação financeira do Município de Esposende
Um saldo positivo superior a 4,5 milhões de euros, níveis de execução bastante elevados e uma assinalável redução da dívida marcaram a gestão da Câmara Municipal de Esposende no ano de 2015. O Relatório de Gestão do Município do último ano foi ontem aprovado, em reunião do executivo municipal, com os votos favoráveis dos Vereadores do PSD, o voto contra do Vereador do PS e a abstenção da Vereadora do CDS/PP. O documento será submetido à aprovação da Assembleia Municipal, na sessão agendada para o dia 29 de abril.
Rigor, equilíbrio e sustentabilidade financeira continuam a ser as linhas mestras da gestão de executivo liderado por Benjamim Pereira, que, apesar da conjuntura ainda difícil que o país atravessa, se traduziu na concretização de um conjunto de obras e no alavancar de novos projetos de investimento.
O Relatório de Gestão dá nota de níveis elevados de execução, nomeadamente 104% no orçamento da receita, 83% no orçamento da despesa e 76% no Plano Plurianual de Investimentos. Tal como vendo sendo hábito, o Município transitou de ano sem dívidas de curto prazo, com um rácio de liquidez muito positivo, situando-se a liquidez geral na ordem dos 200% e a liquidez imediata em 178%. Em termos de capacidade de endividamento, o Município terminou o ano com uma margem positiva de 16 624 271 euros da dívida total.
A excelente saúde financeira do Município é comprovada por um superavit de 4 589 528 euros, superior ao refletido no Relatório de Contas relativo ao ano 2014, e que permite alavancar um conjunto alargado de novos investimentos, que irão marcar uma nova etapa de progresso e crescimento do concelho.
Devido também à sua excelente condição financeira, a Câmara Municipal conseguiu reduzir em cerca de 781 mil euros o montante relativo aos empréstimos, traduzindo uma diminuição de 12%, face a 2014, cifrando-se agora o montante global destes empréstimos em 5 795 417 euros.
O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, salienta que “a execução do Plano de Atividades e Orçamento de 2015 assentou não só na execução de projetos e concretização de obras, mas também na implementação de políticas sociais e económicas, que visaram criar melhores condições de vida às famílias e impulsionar o desenvolvimento económico do concelho”.

Benjamim Pereira refere que “as Juntas de Freguesia do concelho têm sido, e continuarão a ser, parceiros privilegiados na definição dos projetos estruturantes para o futuro do concelho, estando já traçado um conjunto alargado de investimentos a concretizar nas quinze freguesias, num investimento global de cerca de 5 milhões de euros”. O Autarca manifesta a expetativa de que o Município possa também cativar investimento do quadro comunitário de apoio “Portugal 2020”, que possibilite o financiamento de novos projetos.
O Presidente Benjamim Pereira sublinha ainda que a rigorosa gestão do Município permitiu a Esposende liderar, em 2014, o ranking da eficiência financeira dos municípios de média dimensão do norte do país, conforme comprova o último Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.