ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 30 de março de 2016

Município de Esposende

Município de Esposende promove Semana da Saúde de 4 a 10 de abril
Como forma de assinalar o Dia Mundial da Saúde, que se comemora a 7 de abril, o Município de Esposende vai promover a Semana da Saúde, entre os dias 4 e 10 de abril.
Enquadrada no Plano Municipal de Saúde Pública, a iniciativa visa a promoção e sensibilização de estilos de vida saudáveis e engloba a realização de um conjunto diversificado de atividades para diferentes públicos. Na prossecução deste objetivo, o Município, em estreita colaboração com vários parceiros, tem vindo a desenvolver um trabalho multidisciplinar e abrangente, conjugando esforços em torno desta temática.
A iniciar a Semana da Saúde, no dia 4 de abril, será dinamizada a atividade "Semáforo Nutricional e promoção da atividade física", dirigida aos alunos do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e que visa alertar para a importância de uma alimentação aliada à promoção regular de exercício físico. Em parceria com a Missão Continente e o Continente de Esposende, serão transmitidos conhecimentos aos mais jovens, com vista a que este possam escolher os alimentos mais saudáveis, uma tarefa que nem sempre é fácil. Serão sensibilizados igualmente para a necessidade da prática regular de exercício físico.

Orientadas para as crianças dos jardins-de-infância e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, serão realizadas sessões sobre educação postural, por fisioterapeutas do concelho que se disponibilizaram para o efeito. Estas ações, que decorrerão nos dias 5, 6 e 7 de abril, visam ajudar as crianças a adotar uma postura correta, reconhecendo-a como a melhor maneira de minimizar o esforço pelo qual o corpo é submetido nas atividades diárias, como é exemplo o transporte da mochila para a escola.
No dia 6 de abril, pelas 18h30, decorrerá no Centro Social de Belinho uma sessão dirigida a pais e encarregados de educação, intitulada "Janela Aberta à Família: A alimentação nos primeiros anos de vida", onde serão esclarecidas algumas dúvidas associadas à alimentação dos mais pequenos, nomeadamente nos primeiros anos de vida.
No Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende, decorrerá no dia 8 de abril, pelas 14h30, um Encontro de Cuidadores, que contará com a participação da Associação Alzheimer Portugal, da Associação Viver com Prazer (associação do concelho que apoio doentes com AVC e seus familiares) e da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional Norte, que desenvolve no concelho, entre outras atividades, apoio psicológico a doentes e familiares. Destinado a todos os cuidadores informais, bem como a técnicos e alunos ligados à área da saúde, este encontro visa partilhar experiências, dar a conhecer formas de apoio, e dotar os participantes de conhecimentos que lhes permitam, eventualmente, melhorar a qualidade das tarefas que desenvolvem. A participação é gratuita, contudo sujeita a inscrição, através do e-mail municipio.esposende@cm-esposende.pt ou do link:http://goo.gl/forms/yagSTrCKHx.
Com o intuito de abordar a temática das emoções, da autoestima e da felicidade, no dia 8 de abril, pelas 21h30, na Casa da Juventude, será realizada uma ação sobre a “Gestão das Emoções”, orientada pelo CIPES - Centro de Intervenção Psicológica e Terapêutica Lda, e dirigida a toda a comunidade, com especial enfoque para pais e encarregados de educação, professores e profissionais ligados à infância e adolescência.
A encerrar a Semana da Saúde, nos dias 9 e 10 de abril, decorrerá mais uma edição da Feira da Saúde, com a participação de várias empresas e instituições do concelho ligadas à área da saúde, e ginásios. Através de uma mostra de serviços, pretende-se dar a conhecer os serviços existentes no concelho e, assim, promover rastreios e diversas ações de sensibilização da população para os hábitos de vida saudáveis. A inscrição é gratuita, podendo ser realizada até ao dia 31 de março, através de e-mail municipio.esposende@cm-esposende.pt ou on line emhttp://goo.gl/forms/ujNyytDodx.