ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 6 de fevereiro de 2016

“Fantasia Ambiente”

Desfile “Fantasia Ambiente” trouxe folia carnavalesca às ruas de Esposende
A animação e a folia carnavalescas saíram, esta manhã, à rua em Esposende, contagiando todos quantos assistiram ao Desfile “Fantasia Ambiente”, organizado pela empresa municipal Esposende Ambiente.
Com o bom tempo a ajudar à festa e ao ritmo da música que acompanhava o cortejo, cerca de 600 figurantes, entre crianças, idosos, professores, auxiliares da ação educativa e utentes de 14 estabelecimentos de educação e ensino e instituições concelhias exibiram as suas fantasias, especialmente concebidas para o efeito, espalhando alegria e deixando apelos à reciclagem.
“Reutilizar é divertido” foi o tema definido para a edição deste ano e os participantes não deixaram os seus créditos por mãos alheias. Com muita criatividade e imaginação elaboraram as mais variadas fantasias, com temas diversos, mostrando, assim, a multiplicidade de aplicações e usos que o chamado lixo pode ainda ter. Na génese do Desfile “Fantasia Ambiente” está o propósito de chamar a atenção da comunidade educativa e da população em geral para a importância da gestão adequada dos resíduos urbanos, nomeadamente ao nível da aplicação da política dos 3 R’s, enquanto instrumento que potencia uma utilização sustentável dos recursos naturais.

Este ano, para além da temática sugerida, os participantes puderam optar por fantasias carnavalescas e acessórios com base noutros temas, associados aos vários projetos educativos em curso, tendo a criatividade, mais uma vez, prevalecido.
Desde os mais pequenos aos mais velhos, todos se empenharam e envolveram na iniciativa, proporcionando um verdadeiro espetáculo, que encheu de colorido e animação a cidade.
O desfile partiu do Largo dos Bombeiros, seguiu pela Rua Santa Maria dos Anjos, Rua 1.º de Dezembro, até à Praça do Município e Largo Dr. Fonseca Lima, prosseguiu pela Rua Conde Castro em direção ao Largo Rodrigues Sampaio e terminou no parque em frente às Piscinas Foz do Cávado. No final, era evidente a satisfação de todos, quer dos que estiveram diretamente envolvidos na sua concretização, quer dos que tiveram oportunidade de usufruir desses momentos de animação.