ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Por António Pinto

Hoje deixou-nos um grande Esposendense, um Homem singular.
Sinceramente, não sei mesmo como começar esta minha pequena Homenagem, a um dos meus maiores Amigos de sempre.

Emílio Henrique Moreira Velasco faleceu hoje com 93 anos de idade.
Conheci o Henrique quando eu era ainda muito jovem. Apesar da diferença de idades, sempre a nossa relação foi franca e aberta. Tínhamos um  tratamento de mútuo respeito e consideração. Vivemos décadas como grandes Amigos e muito próximos.
Tive o prazer e a honra de trabalhar com o Henrique no Glorioso Esposende Sport Clube(E.S.C). Foi um dos fundadores da Associação Desportiva de Esposende (A.D.E.). Mesário da Santa Casa da Misericórdia de Esposende. Fez parte, como bombeiro, da corporação de Esposende. Dirigente por vários mandatos.
Foi um dos principais impulsionadores dos bailes mascarados em Esposende (Teatro Clube), nos anos 40/50, que marcaram muitas gerações.
Com um elevado sentido crítico, onde no seu coração imperava a justiça, o bem, e a honestidade. Era simples e humilde. Foi para mim uma referência como Amigo. Quantas vezes recebi o seu conselho, sempre franco, leal e transparente.
Foi alguém que marcou a minha juventude e teve importância notável na minha formação como homem. Aprendi muito com ele.
"Era um infatigável amigo da Liberdade"
Morreu um Homem, desapareceu um Esposendense, que à sua terra deu muito do seu esforço e dedicação.
O Henrique era figura de prestígio e de respeito neste concelho, onde  se aplicou com disponibilidade e abnegação para servir a nossa terra.
"Na vida não importa como somos, mas que alguém nos aprecie pelo que somos."
Esta é a minha pequena e sentida homenagem a quem tive o privilégio de ser meu Amigo.
Quis o destino que as nossas últimas moradias ficassem lado a lado. Depois aí, com mais calma e sossego, vamos reviver conversas antigas e as nossas confidências para sempre.
Amigo Henrique, até um dia destes.

a. pinto