ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Museu Municipal

Esposende ilumina Museu Municipal contra a Pena de Morte
O Município de Esposende volta a associar-se, uma vez mais, à iniciativa “Cidades para a Vida – Cidades contra a Pena de Morte”. Neste sentido, vai iluminar o Museu Municipal, no próximo dia 30 de novembro, exprimindo assim a afirmação do valor da vida e a sua oposição à pena de morte.
Este evento surgiu, pela primeira vez em 2002, por iniciativa da Comunidade de Sant'Egídio, para assinalar o aniversário da primeira abolição da pena de morte da História, que ocorreu no Grão-Ducado da Toscana, em Itália, no dia 30 de Novembro de 1786. Desde 2007, esta iniciativa conta com o apoio da Coligação Mundial contra a pena de morte, da qual a Amnistia Internacional faz parte.
Desde 2002, mais de 2000 cidades no mundo, já se declararam "Cidades pela Vida" e estão empenhadas na abolição da pena de morte, tornando este dia numa ocasião importante para despertar a consciência e envolver as instituições na procura de um sistema judicial que não incite à morte e respeite a vida. Hoje, depois de vários anos de ações civis e esforços diplomáticos, há 141 países abolicionistas e 57 países que ainda mantêm a pena capital.

O Dia Internacional das Cidades pela Vida - Cidades contra a pena de morte constitui, juntamente com o Dia Mundial contra a Pena de Morte, em 10 de Outubro, a maior mobilização global moderna, com intuito de encontrar uma forma mais elevada e civilizada de justiça, capaz de finalmente renunciar à pena de morte.