ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 21 de novembro de 2015

Município de Esposende

Município de Esposende condena ataques terroristas em França
Em reunião realizada hoje, a Câmara Municipal de Esposende condenou os ataques do dia 13 de novembro em França.
O executivo municipal aprovou, por unanimidade, um voto de condenação e pesar pelos atos de terrorismo, manifestando a sua indignação, condenação e repúdio perante os atentados terroristas cometidos no mundo nos últimos tempos e em particular em Paris, na última sexta-feira, apresentando ao povo francês e aos familiares das vítimas, particularmente das portuguesas, os seus sentidos votos de pesar.
“Em Paris o terrorismo derramou-se sobre a vida. O terrorismo bárbaro, cobarde e absurdo. Contra a vida e contra a liberdade. Contra a França, contra todos nós!”, refere o documento subscrito por todo o executivo, do qual será dado conhecimento ao Embaixador da França e à Assembleia da República.

Considerando que “os ataques da última sexta-feira são dos mais mortíferos na Europa, superados apenas na história recente pelos atentados de Madrid, a 11 de março de 2004, pela Al-Qaeda”, o executivo municipal sublinha que “estes atos violentos mostram como no mundo vêm aumentando os espaços de intolerância e como nós devemos elevar o nosso tom de denúncia contra esta irracionalidade”.
Acrescenta, ainda que “o fanatismo já mostrou, outrora, onde pode chegar, não podemos deixar que a indiferença leve a consequências impensáveis” e nota que “o terrorismo não pode ser entendido como próprio de grupos étnicos ou religiosos, de grupos culturais, de nações ou regiões. O terrorismo é o crime a que não uniremos nunca a ideia de um mundo dividido ou da pretensa existência de um conflito de culturas. O terrorismo é o absurdo que a todos nos atinge e que juntos combatemos”.