ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Empresa Municipal Esposende 2000

Empresa Municipal Esposende 2000 não aumenta tarifário pelo 5.º ano consecutivo
No próximo ano, a empresa municipal Esposende 2000 não vai aumentar o tarifário dos serviços prestados nos equipamentos sob a sua gestão, mantendo os preços que vem praticando desde 2011, de acordo com os Instrumentos de Gestão Previsional para 2016, dados a conhecer na última reunião do executivo da Câmara Municipal.

Segundo o Conselho de Administração, os documentos foram elaborados numa perspetiva de continuidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido. Os rendimentos estimados para 2016 deverão ascender a 871 mil euros, canalizado para o plano de investimentos, que aponta para um volume de 63 mil euros, contempla a intervenção e requalificação de alguns espaços dos Complexos Piscinas Foz do Cávado e Piscinas Municipais de Forjães, tendo em vista melhorar a qualidade, conforto e funcionalidade das instalações. Um fator não menos importante para a estratégia da empresa, é a aposta na eficiência energética que tem vindo a ser cimentada ao longo dos últimos anos, atendendo ao enorme peso que a fatura da energia elétrica tem na componente da despesa.

É intenção da empresa manter todos os serviços e programas, desde os serviços de utilização geral aos projetos sociais, reforçando a componente técnica, com novas propostas de avaliação física e funcional da população sénior. Desta forma, continuará a fomentar a democratização do acesso aos serviços aos cidadãos com maiores fragilidades socioeconómicas que, de outro modo, teriam maior dificuldade em beneficiar deles.
A Esposende 2000 pretende igualmente dar continuidade ao estabelecimento de protocolos com associações, instituições e empresas, designadamente as ligadas ao setor hoteleiro, visando, por um lado, cumprir o objetivo geral de colaboração da empresa com a rede social e empresarial local e, por outro lado, otimizar a utilização dos equipamentos nos períodos de menor afluência de utilização.
Noutro plano, a empresa pretende manter a aposta na promoção do desporto outdoor, em especial do desporto de natureza que é hoje, incontestavelmente, uma imagem de marca de Esposende, destacando-se, entre outros, o projeto “Esposende em Movimento”, que muito tem contribuído para projetar o concelho na região.
A Esposende 2000 é também uma empresa de referência ao nível da formação e educação física e desportiva das crianças e dos jovens, sendo igualmente de realçar o seu papel na dinamização de atividades orientadas para a promoção da qualidade de vida da população em geral. Direcionado para a população idosa, o Programa “Dar Vida aos Anos” assume-se também como um dos projeto-referência da empresa.
Empenhada em manter o patamar de excelência que a carateriza, sem perder de vista a função social que lhe está associada, a Esposende 2000, continuará a zelar por manter o equilíbrio económico-financeiro que tem vindo a marcar a sua gestão.