ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Município de Esposende

Esposende investe 384 mil euros para garantir eficiência energética da iluminação pública
Arrancou hoje, 15 de outubro, a primeira fase da remodelação da rede de iluminação pública do concelho de Esposende, com a colocação de mais de um milhar de luminárias de tecnologia LED e de vapor de sódio de alta pressão, num investimento que rondará os 384 mil euros.

A medida abrangerá todas as freguesias do concelho e será concretizada no âmbito do projeto “Mais Eficiência Energética na Iluminação Pública do Cávado”, candidatado pela CIM Cávado, Comunidade Intermunicipal onde se insere o Município de Esposende, ao POVT - Programa Operacional Temático Valorização do Território, permitindo uma taxa de poupança nos consumos energéticos na ordem dos 55% e uma redução efetiva da percentagem de emissão de dióxido de carbono para a atmosfera.

Com efeito, mais de 70% dos novos equipamentos serão de tecnologia LED, que é mais eficiente e garante maior autonomia energética e durabilidade, reduzindo os consumos e os custos de manutenção.
Previsivelmente, até 23 de outubro, os trabalhos de instalação das novas luminárias decorrerão em Apúlia, Esposende, Fão, Fonte Boa, Gandra, Gemeses e Rio Tinto. A partir do dia 26, desenvolver-se-ão em Curvos, Palmeira de Faro e Vila Chã e, na primeira semana de novembro, estão programadas intervenções em Antas, Belinho, Forjães e Mar. Ao longo da segunda semana de novembro voltam a ser executados trabalhos em Apúlia, Esposende, Fão e Forjães. A instalação dos equipamentos LED ficará concluída na segunda quinzena de novembro, com a renovação da rede em Marinhas.
Durante o mês de dezembro, serão instalados os equipamentos de vapor de sódio de alta pressão em Apúlia, Belinho, Esposende, Forjães, Gemeses, Marinhas e Palmeira de Faro, prevendo-se a conclusão dos trabalhos na segunda semana de dezembro.
Esta primeira fase de remodelação da rede de iluminação pública deverá estar concluída até ao final do ano, prevendo-se a sua continuação ao longo do tempo com a substituição das armaduras abertas que ainda existam por armaduras fechadas e com a eliminação total das lâmpadas de mercúrio da rede.
Sempre que o Município efetuar alguma obra no concelho que implique a colocação, deslocação ou substituição de colunas de iluminação pública, será adotada a iluminação de tecnologia LED ou de vapor de sódio de alta pressão de 100w, como aconteceu já nas recentes obras da Av. Rocha Gonçalves, Av. Marginal/Ciclovia, Av. Dr. Henrique Barros Lima, Av. Eng. Losa Faria, Rua António Pascoal, Rua Monsenhor Pedrosa, Rua Dr. Alexandre Torres, Rua António Cruz, Rua Dr. Joel Magalhães, Av. de Goios, bem como na Requalificação da Zona Ribeirinha de Fão e na Acessibilidade ao Centro Paroquial de Antas.