ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Município de Esposende

Município de Esposende vai assinalar Dia Mundial do Mar

À semelhança de anos anteriores, o Município de Esposende, através do Centro de Educação Ambiental, vai assinalar o Dia Mundial do Mar, com a realização da Semana do Mar, que decorrerá entre os dias 22 e 30 de setembro.
Promovido pela Organização Marítima Internacional (OMI), o Dia Mundial do Mar, que normalmente se celebra na última quinta-feira do mês de setembro, visa realçar as diferentes funções do Mar, com particular enfoque sobre a importância da segurança na navegação e da segurança marítima e do ambiente marinho, destacando também a necessidade de preservação dos ecossistemas marinhos.

A Semana do Mar, que inclui, maioritariamente, atividades dirigidas à comunidade escolar, desde o Pré-escolar ao 3.º Ciclo do ensino Básico, tem como principal objetivo sensibilizar para diferentes áreas ligadas ao Mar, em particular as atividades económicas e seus impactos, a biodiversidade marinha e a problemática da poluição dos oceanos.
Assim, para as crianças do 1.º Ciclo, nos dias 22 e 24 de setembro, será desenvolvido o jogo “O mar e os seus perigos”, uma atividade lúdico-pedagógica onde são abordados temas como a pesca excessiva, os impactes decorrentes da presença de micro e macro-plásticos nos oceanos, os derrames e a ameaça das espécies invasoras.
Dirigida a crianças do Ensino Pré-escolar, a Oficina “Use e re-Use: Aquários de Papel”, a realizar em sessões no dia 23, relaciona o tema da diversidade de espécies marinhas à necessidade de reduzirmos a produção de resíduos e à importância da reutilização de materiais.
Nos dias 24 e 28 de setembro, os alunos mais velhos serão desafiados a percorrer um troço do litoral de Esposende e a registar o que forem observando, nomeadamente diversos aspetos relacionados com a presença de resíduos no areal e nas dunas.
Já no dia 30, terá lugar a última sessão da iniciativa “Dias a viver a água”, uma das várias ações que integram o projeto “AQUA-Cávado” coordenado pela Comunidade Intermunicipal do Cávado, que termina a 1 de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional da Água.
A participação nas atividades carece de inscrição obrigatória. Para mais informações, os interessados devem consultar o sitewww.esposendeambiente.pt ou o blogue do Centro de Educação Ambiental, em www.esposendeambiente.pt/cea/.