ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Câmara Municipal de Esposende

Município de Esposende assegura transporte social a portadores de deficiência
No ano letivo 2015/2016, a Câmara Municipal de Esposende vai ter um encargo de aproximadamente 26 000 euros com o transporte social para munícipes portadores de deficiência.

A medida enquadra-se nas políticas de reforço da solidariedade e coesão social do Município e contempla o transporte de 20 cidadãos com idade igual ou superior a 18 anos, com deficiência motora ou mental, desde o domicílio até diversos Centros de Atividades Ocupacionais.

Atendendo a que muitos deles são portadores de deficiência física e utilizam a cadeira de rodas como meio de locomoção, é necessário transporte adaptado, pelo que a Câmara Municipal tem estabelecido um protocolo para a prestação deste serviço com a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, garantindo as necessidades de conforto e acompanhamento destes munícipes. Os que não têm necessidade de transporte adaptado utilizam os transportes públicos para a deslocação para os Centros de Atividades Ocupacionais, sendo tais encargos suportados também pelo Município.
Contudo, em ambos os casos, as famílias são também chamadas a comparticipar nos custos do transporte de acordo com as suas possibilidades, sendo o valor determinado com base na análise socioeconómica de cada agregado familiar.
Ajustando-se às várias dimensões da vida social e profissional, o transporte social tem vindo a traduzir-se numa medida de proteção social que torna mais fácil a conciliação entre a vida familiar e profissional dos agregados familiares com pessoas dependentes na mobilidade.