ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Câmara Municipal de Esposende

Esposende reduz taxa do IMI até 20%
para as famílias com dependentes



A Câmara Municipal de Esposende deliberou, por unanimidade, baixar a taxa do IMI para as famílias com dependentes e manter a taxa do IMI de 0,32% para as restantes famílias. Assim, as famílias com dependentes vão usufruir de um desagravamento dos impostos municipais nos imóveis destinados a habitação própria e permanente, nomeadamente para quem tem um dependente a cargo a taxa de redução será de 10%, para quem tem dois dependentes 15%, e para as famílias com três dependentes ou mais a taxa será de 20%.

Com estas medidas as taxas do IMI em Esposende serão das mais baixas da região, dado que a taxa máxima do Imposto sobre Imóveis é de 0,50%. Refira-se que o Municipio de Esposende, paralelamente à implementação de um conjunto de apoios, tem vindo a proceder a um desagravamento de impostos, no qual se enquadram estas novas reduções das taxas do IMI para as famílias com dependentes. Esta medida, que implica uma perda de receita para o município de 90 mil euros, vai beneficiar 3213 famílias nos encargos com a habitação.


O desagravamento de impostos tem sido uma das mais relevantes políticas promovidas pelo executivo municipal, liderado por Benjamim Pereira. O Presidente da Câmara Municipal sublinha que estas medidas representam um grande esforço financeiro para o Município, na medida em que se traduzem numa perda de receita, mas são da maior importância para as famílias, sobretudo na conjuntura atual”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, assegurando que “a sustentabilidade e o equilíbrio financeiro do Município são para manter, o que obriga uma gestão cada vez mais rigorosa”. O Autarca adianta que, “não obstante os cortes nas transferências e a perda de receitas, a situação financeira da Câmara Municipal está perfeitamente estabilizada”.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME