ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


domingo, 23 de agosto de 2015

Rio Neiva - Associação de Defesa do Ambiente

Rio Neiva – Associação de Defesa do Ambiente ultrapassa mais de um milhar de participantes em atividades

O verão está a terminar, e para muitos estão também a terminar as férias, no entanto o verão na Rio Neiva – Associação de Defesa do Ambiente não foi tempo de descanso mas de muito trabalho!
  



Com a conclusão do ano letivo a Rio Neiva iniciou uma série de atividades para os mais jovens que se encontravam de férias, nomeadamente os Campos de Férias, as Primeiras Pagaiadas e a Canoagem na vertente Social.
Nos Campos de férias estiveram envolvidos cerca de 20 jovens, ao longo de 4 semanas, que tiveram a oportunidade de passar um pouco por todas as valências da Associação: atividades de educação ambiental, atividades na horta e Campo da Cividade, canoagem e pedestrianismo.

As primeiras pagaiadas, ainda a decorrer, envolveram diariamente cerca de 45 jovens, ao longo de junho e julho e, 25 jovens em agosto. Este decréscimo deve-se ao facto de muitos jovens se ausentarem para férias no mês de agosto e também terem familiares que os podem acompanhar noutras atividades. Ao longo deste tempo, os jovens tiveram a oportunidade de aprender a modalidade de canoagem e contactarem diariamente com a envolvente do rio Neiva. O trabalho desenvolvido nas primeiras pagaiadas tem sido também dificultado pela falta de água no rio. Estando a maré baixa, não permite colocar os kayaks na água pois o material acaba por se danificar facilmente ao raspar na areia, e causa frustração dos participantes, que têm que aguardar que o rio tenha maré. A solução que encontramos ao longo do mês de agosto, foi deslocarmo-nos cerca de 700m com os kayaks à mão para a parte de cima de um açude, onde o caudal de água é maior. Esta tarefa a nível logístico não é fácil e os participantes não têm condições para no final trocarem de roupa!
A Canoagem na vertente social já vem a ser desenvolvida na Associação desde 2010 e, de ano para ano se verifica um aumento de utentes, tendo chegado este ano a um milhar só na segunda quinzena de junho e mês de julho! Todos os participantes são bem-vindos, e aproveitamos para lhes agradecer a preferência pelas nossas atividades! Destes participantes destacamos os utentes da AMA – Fundação de Amigos do Autismo, que semanalmente se deslocaram com os seus utentes para lhes proporcionar a atividade de canoagem, tendo atingido na totalidade 50 participantes com espectro de autismo. Estes meninos requerem mais a nossa atenção e disponibilização de meios, pois são meninos com necessidades diferentes.
Estamos conscientes de que neste momento não dispomos das melhores condições para os participantes nas atividades de canoagem, mas fazemos tudo o que nos é possível e damos o nosso melhor para merecer a confiança e a escolha dos nossos utentes! Esperamos num futuro, breve, ter melhores condições a nível de infraestruturas assim como também gostaríamos de ter a nível de caudal do rio, que de ano para ano se encontra mais assoreado, sendo por vezes quase impraticável a modalidade e frustrante para quem nos visita!
Rio Neiva
Associação de Defesa do Ambiente
Antas - Esposende
facebook Associação Rio Neiva - ADA