ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 25 de agosto de 2015

Câmara Municipal de Esposende

Município de Esposende promove espetáculo de Fado dos Pescadores

A Câmara Municipal de Esposende vai promover, no próximo dia 4 de setembro, às 21h30, no Largo Fonseca Lima, um espetáculo designado “Fado dos Pescadores”. Com interpretação de Francisco Pestana, acompanhado à guitarra por Rolando Teixeira e à viola por André Teixeira, este espetáculo decorre no âmbito da exposição “Tradição Viva: A Comunidade Piscatória de Esposende - Memórias e Tradições”, que se encontra patente na Sala dos Azulejos do Museu Municipal de Esposende, até ao próximo mês de outubro.

Esta exposição resulta do levantamento, inventário e investigação sobre as formas patrimoniais materiais e não materiais da comunidade piscatória de Esposende, nas quais se destaca o fado cantado pelos homens do mar.


A mostra insere-se num conjunto de iniciativas de colaboração entre o Município e a Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende e conta com o apoio do GAC Alto Minho, do PROMAR e da Rede de Museus do Mar de Esposende, constituída pelo Museu Municipal de Esposende e pelo Museu Marítimo de Esposende da Associação Forum Esposendense, à qual se juntou recentemente o Centro Interpretativo de S. Lourenço. Esta exposição encerrará com a publicação dos resultados do referido estudo, na forma de catálogo, a 31 de outubro.
Esta noite de fado é gratuita e aberta à comunidade em geral.