ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 30 de julho de 2015

Meio milhar de atletas em Antas - Esposende, na 1ª edição do Trail das Azenhas.


Foi com enorme sucesso que se realizou no dia 26 de julho, em Antas – Esposende, o I Trail das Azenhas. Mais de meio milhar de atletas (532) rumaram à Igreja Paroquial da Freguesia para participar no trail curto dos 17 km, no trail longo dos 27 km ou na caminhada de 10km. Estiveram representadas 3 nacionalidades, nomeadamente os Emirados Árabes Unidos, a França e a Espanha. O evento desportivo foi organizado pela Junta de Freguesia de Antas em parceria com o grupo "Correr Antas à Noite" e o apoio da Câmara Municipal de Esposende.

Uma das personalidades que participou na corrida, Maria da Conceição a primeira mulher portuguesa a escalar o Everest, recebeu um donativo do Trail das Azenhas para a organização Maria Cristina Foundation, com sede no Dubai, criada para combater a pobreza em Bangladesh, através do ensino. A prova foi ainda apadrinhada pelos desportistas Rui Laranjeira e Fernanda Verde, esta última da equipa Desnível Positivo, que alcançaram os primeiros lugares no pódio, na respectiva categoria, do percurso mais longo. Na classificação geral dos 27 km Fernanda Verde e João Rodrigues arrecadaram o 1º prémio. Manuel Pita e Flora Leite foram os desportistas que alcançaram o primeiro lugar no circuito mais curto.
Das impressões recolhidas no local, os atletas destacaram a boa organização da prova e as paisagens deslumbrantes. Dos trilhos técnicos do monte da Guia, com vista para o mar, às azenhas nas verdejantes margens do rio Neiva, o Trail das Azenhas permitiu, viver emoções tão diversas quanto o enquadramento paisagístico. Durante o percurso os atletas tiveram que ultrapassar obstáculos naturais como rios, pontes centenárias, encostas íngremes e rochas, vincando uma vertente cultural e técnica invulgar e que caracteriza a singularidade desta região e do próprio evento.


Foram 532 os participantes do Trail das Azenhas. As solicitações para inscrição ultrapassaram todas as expectativas e por questões de logística e de segurança tivemos que cumprir o limite de inscrições estipulado no regulamento. Este projecto foi criado para evoluir nas suas diversas edições. Prevemos que durante uma década seja viável a sua realização nos moldes em que se realizou este ano, depois disso terá que ser estruturalmente reavaliado.
Para a 2ª edição pretendemos manter o padrão de qualidade e de segurança e apresentar algumas novidades no percurso. Estamos focados na divulgação das condições de excelência que a freguesia de Antas, localizada no limite norte do concelho de Esposende, proporciona aos praticantes da modalidade de Trail. Salientamos ainda que o sucesso de um evento com esta dimensão só é possível graças à colaboração de todos os patrocinadores e amigos que acreditaram na viabilidade do projecto.
Agradecemos também a postura de todos os atletas, incluindo os padrinhos e convidados deste evento, que evidenciaram o verdadeiro espírito do trail com apontamentos de grande carácter, um espírito de entreajuda e de camaradagem dignas de registo. Obrigado a todos e até ao próximo ano, contamos convosco para uma 2ª edição igualmente marcante.

Mais fotos disponíveis na página de facebook (www.facebook.com/traildasazenhas). Ver também o site www.traildasazenhas.pt.
Organização do Trail das Azenhas,