ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 18 de julho de 2015

ARQUIDIOCESE DE BRAGA - NOMEAÇÕES ECLESIÁSTICAS




Não havendo ordenações sacerdotais, o Movimento Eclesiástico será, este ano, de meras adaptações e de resposta a situações urgentes. A Arquidiocese deve reflectir seriamente sobre esta realidade. Sabemos que o serviço às comunidades não pode ser desconsiderado e que a fidelidade à missão, confiada por Cristo, obriga-nos a discernir caminhos novos: repensar a pastoral na Arquidiocese e uma atitude proactiva na pastoral vocacional. É um esforço que tem de nos envolver a todos sem excepção. O bem comum e a causa do Reino devem, por isso, sobrepor-se a vontades pessoais ou a certas tendências de imobilismo pastoral.
Perante esta nova situação eclesial, hei por bem proceder às seguintes nomeações:

– Pe. José António Arantes de Andrade, dispensado da paroquialidade de São Paio de Fão, Divino Salvador de Fonte Boa, São Miguel de Apúlia e Santa Marinha de Rio Tinto, arciprestado de Esposende, e nomeado pároco de São Miguel de Morreira, Santa Maria de Lamas, Divino Salvador de Trandeiras e Santo Estevão de Penso, arciprestado de Braga.
– Pe. Nuno Edgar Vieira Oliveira, dispensado da paroquialidade de Santa Maria de Caires, Santa Maria de Torre e São Pedro de Portela, arciprestado de Amares, e nomeado pároco in solidum de Santa Maria de Aboim, São Bento de Pedraído, Santa Eulália de Fafe, Santa Comba de Fornelos e Santuário de Nossa Senhora das Neves, arciprestado de Fafe.
– Pe. Pedro Daniel Faria Marques, confirmado arcipreste e pároco de Santa Eulália de Fafe e nomeado pároco in solidum de Santa Comba de Fornelos, Santa Maria de Aboim, São Bento de Pedraído e do Santuário de Nossa Senhora das Neves, arciprestado de Fafe.

– Pe. Delfim Pinto Coelho, confirmado pároco de Santa Comba de Fornelos, Santa Maria de Aboim, São Bento de Pedraído, Santuário de Nossa Senhora das Neves e nomeado pároco in solidum de Santa Eulália de Fafe, arciprestado de Fafe, na qualidade de moderador da Unidade Pastoral.
– Pe. Serafim de Sousa Fernandes, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, nomeado pároco de Santa Maria de Caires, Santa Maria de Torre e São Pedro de Portela, arciprestado de Amares.
– Pe. Luís Faria Pedro, autorizado a fazer um Ano Sabático, até à Páscoa, no Instituto Internacional Mystici Corporis, em Florença, continuando como pároco de São Jorge de Airó, Santa Maria de Moure, São Tiago de Sequeade, Santo Estêvão de Bastuço e São João de Bastuço, arciprestado de Barcelos.
– Pe. Emídio Morais dos Santos, dos Padres Capuchinhos, nomeado vigário paroquial de São Jorge de Airó, Santa Maria de Moure, São Tiago de Sequeade, Santo Estêvão de Bastuço e São João de Bastuço, arciprestado de Barcelos.
– Pe. Adélio Fernando Ribeiro de Matos, dispensado, por razões de saúde, da paroquialidade de São Tiago de Vila Seca, continuando como pároco de Divino Salvador de Cristelo, arciprestado de Barcelos.
– Pe. José Valentim Pereira Vilar, dispensado, a seu pedido, e por razões de idade, da paroquialidade de Santa Maria de Gilmonde, São Romão de Milhazes e Divino Salvador de Fornelos, arciprestado de Barcelos, e nomeado para colaborar nas paróquias da cidade da Póvoa de Varzim, particularmente em São José de Ribamar.
– Pe. Paulo Sérgio Rodrigues da Silva, nomeado pároco de Santa Maria de Gilmonde, Divino Salvador de Fornelos e São Tiago de Vila Seca, arciprestado de Barcelos.
– Pe. Paulo Sérgio das Neves Flores, nomeado pároco de São Romão de Milhazes, em acumulação com Santa Maria de Faria, São Paio de Vilar de Figos e Santa Marinha de Paradela, arciprestado de Barcelos.
– Pe. Artur Vieira Marques, dispensado, a seu pedido, e por razões de saúde, da paroquialidade de Santa Maria de Sobreposta, arciprestado de Braga.
– Pe. Joaquim Filipe Dias Antunes, nomeado pároco de Santa Maria de Sobreposta, arciprestado de Braga.
– Pe. Armindo Paulo da Silva Freitas, dispensado da paroquialidade in solidum de São Mateus de Oliveira, arciprestado de Vila Nova de Famalicão, e nomeado pároco de São Pedro de Bairro, continuando como pároco de São Tiago de Carreira e Santa Maria de Landim, do mesmo arciprestado.
– Pe. Horácio Campos Moreira, dispensado, a seu pedido, e por razões de idade, da paroquialidade de São Paio de Seide e Santa Maria de Abade de Vermoim, arciprestado de Vila Nova de Famalicão, e nomeado colaborador das paróquias de Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão, São Martinho de Brufe e São Martinho de Cavalões, do mesmo arciprestado.
– Pe. Joaquim Machado Mesquita, dispensado da paroquialidade de São Pedro de Bairro, arciprestado de Vila Nova de Famalicão, continuando com a paroquialidade de São Simão de Novais e nomeado pároco de São Paio de Seide e Santa Maria de Abade de Vermoim, do mesmo arciprestado.
– Pe. Victor Rodrigo Mendes Pinheiro, nomeado pároco de São Mateus de Oliveira, em acumulação com São Pedro de Riba de Ave e São Pedro de Pedome, arciprestado de Vila Nova de Famalicão.
– Pe. Paulino Alfredo de Oliveira Carvalho, autorizado a efectuar um Ano Sabático na Pontifícia Universidade de Salamanca.
– Pe. Vitorino Capusso, da Arquidiocese de Lubango, nomeado vigário paroquial de Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão, São Martinho de Brufe e São Martinho de Cavalões, arciprestado de Vila Nova de Famalicão.
– Diácono Vítor Manuel Costa Araújo, nomeado para exercer o ministério diaconal nas paróquias de Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão, São Martinho de Brufe e São Martinho de Cavalões, arciprestado de Vila Nova de Famalicão.
– Pe. João Paulo Brito da Costa, nomeado vigário paroquial de São Pedro de Lomar e de São José de São Lázaro, arciprestado de Braga.
– Pe. José da Silva Carvalho, dispensado, por razões de saúde e de idade, da paroquialidade de Santa Eulália de Oliveira, arciprestado de Barcelos.
Pe. José Adílio Barbosa de Macedo, nomeado pároco de Santa Eulália de Oliveira, arciprestado de Barcelos.
– Pe. António Freitas Moreira, dispensado, a seu pedido, por razões de saúde e de idade, da paroquialidade de São Martinho de Candoso, continuando na residência paroquial e podendo exercer as funções de Órgão de Vigilância do Centro Social e Paroquial.
– Pe. Samuel Miranda Vilas Boas, nomeado pároco in solidum e moderador da Unidade Pastoral de São Martinho de Candoso, em acumulação com Santa Maria de Silvares e São Cristóvão de Selho, arciprestado de Guimarães e Vizela.
– Pe. João Luís dos Santos Matos, nomeado pároco in solidum de São Martinho de Candoso, em acumulação com São João Baptista de Gondar, arciprestado de Guimarães e Vizela.
– Pe. António da Silva Lima, confirmado pároco de São Martinho de Gandra e São Miguel de Gemeses, arciprestado de Esposende, e nomeado pároco in solidum de São Miguel de Apúlia, de Santa Maria dos Anjos de Esposende, São Paio de Fão, Divino Salvador de Fonte Boa, Santa Maria de Rio Tinto e São João Baptista de Vila Chã, do mesmo arciprestado, integrando a Unidade Pastoral de Esposende – Centro Sul.
– Pe. Delfim Duarte Fernandes, confirmado pároco de São Miguel de Apúlia, Santa Maria dos Anjos de Esposende, São Paio de Fão, Divino Salvador de Fonte Boa, Santa Marinha de Rio Tinto e São João Baptista de Vila Chã, e nomeado pároco in solidum de São Martinho de Gandra e São Miguel de Gemeses, integrando a Unidade Pastoral de Esposende – Centro Sul, na qualidade de moderador.
– Pe. Rui Jorge Neiva, dispensado da paroquialidade de São Miguel de Morreira, Santa Maria de Lamas, Divino Salvador de Trandeiras e Santo Estevão de Penso, arciprestado de Braga e nomeado pároco in solidum de São Miguel de Apúlia, Santa Maria dos Anjos de Esposende, São Paio de Fão, Divino Salvador de Fonte Boa, Santa Marinha de Rio Tinto, São João Baptista de Vila Chã, São Martinho de Gandra e São Miguel de Gemeses, integrando a Unidade Pastoral de Esposende – Centro Sul.
– Pe. João António Gomes da Cunha, dispensado, a seu pedido, e por razões de saúde, da paroquialidade de Divino Salvador de Balazar, arciprestado de Guimarães e Vizela, continuando pároco de Santa Leocádia de Briteiros e Santa Cristina de Longos, no mesmo arciprestado. 
– Pe. Abel Braga Arantes de Faria, nomeado pároco in solidum da paróquia do Divino Salvador de Balazar, arciprestado de Guimarães e Vizela, na qualidade de moderador, e continuando pároco de São Martinho de Sande e São Lourenço de Sande, do mesmo arciprestado.
– Pe. Francisco Xavier Cipriano, da Arquidiocese de Lubango, nomeado pároco in solidum da paróquia do Divino Salvador de Balazar, arciprestado de Guimarães e Vizela, e colaborador nas paróquias de São Tomé de Caldelas, São João Baptista de Ponte, Santa Eufémia de Prazins, Santo Tirso de Prazins e Santa Maria de Corvite, do mesmo arciprestado.
– Cónego Vítor José Novais, autorizado a fazer doutoramento em Teologia Moral, na Academia Alfonsiana, em Roma, sem prejuízo da função de Reitor do Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo.
– Pe. Daniel de Sousa Neves, dispensado do serviço na equipa do Seminário Menor e nomeado membro da equipa do Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo, ficando responsável pelo Ano Propedêutico.

Rezando ao Senhor da Messe para que nos estimule a interpretar os convenientes caminhos de renovação pastoral, confiamos a Santa Maria de Braga e São Martinho de Dume o presente e o futuro da Arquidiocese de Braga.

Braga, 19 de Julho de 2015
† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz




 fonte: diocese-braga.pt