ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


domingo, 5 de julho de 2015

59- "Voz Desportiva do Jandirinha"

  A cidade de Esposende foi surpreendida pelo falecimento do António Lima Nunes Novo, mais conhecido, por Tone Pirata e este  homem humilde, simpático, com elevado sentido de humor, um experiente pescador, nas catraias e motoras de Esposende, irá deixar imensas saudades porque os homens bons, como o Tone Pirata, ficarão sempre nos nossos corações, como eternos amigos.
  No Café Oliveira, partilhei conversas interessantes com o Tone Pirata, e o futebol foi sempre tema relevante entre nós. Para continuar a conversa, a "garganta secava" do amigo Tone, uma bebida alongava a nossa troca de impressões por mais uns minutos e, era com prazer, que partilhava estes momentos com este fiel e velho amigo e o seu sportinguismo, vinha sempre "à baila", e que, naturalmente,  respeitava.
  No regresso do seu funeral, vinha com o meu amigo João Vilarinho, que foi colega na equipa de juniores no futebol do Esposende Sport Club- E.S.C.- e que me contou umas passagens do amigo Tone Pirata, pelo "mundo do Futebol", em 1963/1964: Num célebre jogo, em juniores, entre o Famalicão e o ESC, Esposende como visitante, o Tone Pirata, após uma bola vinda de um canto, marcado pelo  "sherife", o Tone  encheu o pé e rematou com tal violência que o Filipe, "Keeper" do Famalicão, limitou-se a buscar a "redondinha" ao fundo das redes! Mas, o Tone Pirata, encheu os pulmões de ar e  gritou:
- "Chupa Filipe, vai lá buscá-la..."
O  consagrado árbitro, Amadeu Martins, ficou espantado, levantou o braço, para a bola ir para o centro do terreno, perante o júbilo do Tone Pirata e demais colegas da equipa. Uns "cachaços" de alegria, foram as medalhas recebidas, naquele momento, pelo Tone Pirata, pelo grande golo que tinha marcado...
   Num outro célebre jogo, em juniores-1963/64, o Esposende foi vencer a Monção por 2-0 e, nesse prélio, o árbitro, Torres de Barcelos,  marcou um livre indireto contra o Esposende, no limite da grande- área e o jogador do Monção marcou o respetivo  livre  e a bola entrou , pelo meio das mãos do guarda-redes, J. Gualdino, mais um frango! O Tone Pirata desesperado, foi ter com o colega e "apertou-lhe" o pescoço, vociferando palavras indecorosas (não posso ou não devo  escreve-las...) e o árbitro Ferreira veio a correr para  separar o Tone Pirata do colega da equipa Gualdino e após a separação, o árbitro  disse ao Tone que não tinha sido golo porque o livre era indireto...
O Tone Pirata, serenou os nervos, e desabafou:
- Gualdino, foi a tua sorte  senão, esganava-te...
 Naturalmente, que o Tone Pirata, era uma excelente pessoa, trabalhador, humilde, brincalhão, maravilhoso pai e marido, e nos jogos aconteciam estas peripécias, para mim, interessantes porque são registos para "memória futura"...
  Para finalizar, num jogo de juniores, em Monção, o Pirata no final do jogo, ao descalçar as chuteiras de travessas, viu umas moedas sobre as suadas e rompidas palmilhas e saltou de alegria dizendo aos seus colegas:
- Tenho o dia ganho!
  As moedas eram do Quintas da Ourivesaria, avançado do ESC que ficou sem o "graveto", o que não se incomodou...
  Neste domingo, a "Voz Desportiva do Jandirinha" é apenas e exclusivamente, dedicada ao meu amigo Tone Pirata e, desde já, apresento as minhas condolências à família.
Um abraço fraterno todos os esposendenses.
05-07-2015 

António Lima Nunes Novo, nasceu a 15 de  agosto de 1945 e, quero deixar, como testemunho, estas duas equipas do ESC, onde o Tone Pirata jogava.
Agradeço ao Luis Eiras estas fotografias -"Esposende Altruista" e felicito-o mais uma vez, pela qualidade do seu Blog.