ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 25 de junho de 2015

Município de Esposende

Município de Esposende qualifica manipuladores alimentares das cozinhas escolares
O Município de Esposende promoveu mais uma ação de formação para os cozinheiros das cantinas escolares do concelho, orientada pela Chefe Paula Peliteiro e subordinada ao tema “Técnicas de Cozinha”, que decorreu na cozinha da Escola Básica António Correia de Oliveira.

Esta ação registou a participação de 26 formandos, de 11 das 16 cantinas com preparação de refeições escolares, com um aumento de 25% face à adesão registada em 2014. Este facto reflete o interesse deste sector de atividade no acesso à formação que o Município tem proporcionado, gratuitamente, no âmbito do seu Programa Anual de Saúde Pública. O objetivo consiste em proporcionar uma permanente atualização de conhecimentos aos cozinheiros e auxiliares de cozinha responsáveis por preparar diariamente as refeições escolares das crianças e jovens, incentivando a confeção de ementas saudáveis, diversificadas e apelativas.

Deste modo, a ação versou sobre a importância de uma alimentação saudável e da salvaguarda da segurança alimentar como fator preponderante para a sua qualidade.
Na ação de formação “Técnicas de Cozinha”, foi dado especial destaque à inovação, nomeadamente no que se refere à confeção e apresentação dos pratos, através de atividades práticas em ambiente de cozinha, possibilitando que cada formando pudesse avaliar os pratos ao nível da sua complexidade e sabor, com vista à sua inclusão nas ementas escolares. Sopa de lentilhas, creme de chuchu com delícias, cuscuz de legumes, ananás no forno com mel e bolo de beterraba e maça foram alguns dos pratos confecionados, todos marcados pela originalidade, de forma a despertar o interesse de novos sabores junto da população mais jovem.