ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 16 de junho de 2015

Município de Esposende

Município de Esposende vai promover Feira da Adoção Animal 
21 de junho 
Zona Ribeirinha de Esposende

Integrado no Projeto Municipal de Dignificação dos Animais, o Município de Esposende, em colaboração com o Canil Intermunicipal, a Associação Abandoned Pets e a Escola COMTAKTO vai promover, no próximo domingo, dia 21 de junho, pelas 10h00, na Zona Ribeirinha de Esposende, a Feira da Adoção Animal.

Esta ação pretende alertar para a problemática do abandono dos animais e sensibilizar a população para a adoção, visando contribuir para encaminhar para um lar responsável os animais que são recolhidos das ruas, depois de castrados, vacinados e microchipados.
Dos 64 cães recolhidos em 2014 no concelho de Esposende e encaminhados para o Canil Intermunicipal, 13 foram alvo de adoção por parte de particulares. O objetivo é que mais famílias possam adotar cães ou gatos, sendo que, para tal, poderão efetuar uma visita ao Canil Intermunicipal, onde tratadores e médicos veterinários auxiliarão na decisão.
A Feira de Adoção funcionará também como parte de uma campanha educativa para a consciencialização da população de que a solução para os animais de rua só é possível através de um esforço conjunto que passa por nunca abandonar um animal, castrar para evitar crias indesejáveis, adotar e valorizar o cão sem raça definida.
Atendendo a que os animais têm um papel essencial na vida em sociedade, o Município de Esposende associa-se à sua dignificação, quer na criação de melhores condições de vida para os mesmos, dentro das suas possibilidades, quer na implementação de medidas de proteção, como são a sensibilização e informação da comunidade para as mais diversas situações.
Integrado na Feira de Adoção Animal, vai realizar-se uma Prova de agility e obediência, a cargo da Escola COMTAKTO, onde os cães serão as estrelas.