ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 13 de abril de 2015

I Freira da Saúde e Bem-Esta

 Município sensibilizou comunidade
           para a importância da saúde e bem-estar
A I Feira da Saúde e Bem-Estar, que decorreu no último fim de semana, no parque em frente às Piscinas Foz do Cávado, encerrou, em grande, a Semana da Saúde que o Município de Esposende levou a efeito, entre os dias 7 e 12 de abril.






O evento contou com a participação de várias empresas e instituições do concelho ligadas à área da saúde, que tiveram, assim, oportunidade de apresentar à população os vários serviços que disponibilizam. Com a realização desta atividade, o Município pretendeu reforçar o seu papel na promoção da saúde da população, na garantia da continuidade de cuidados e na complementaridade de alguns serviços de proximidade.

Atendendo a que se tratou de uma primeira experiência, o balanço é francamente positivo, na medida em que se caraterizou por uma dinâmica forte ao longo dos dois dias. Os momentos de atividade desportiva a cargo dos ginásios na demonstração das suas modalidades, a par da possibilidade de os visitantes puderem usufruir de diversos tipos de rastreio para avaliação do seu estado de saúde e de aconselhamento por técnicos qualificados, foram determinantes para o seu sucesso, pelo que é intenção do Município dar continuidade à iniciativa.

Com um intuito inovador e sob o mote “Conversas de café”, decorreu, em alguns cafés da cidade, um ciclo de tertúlias. No Café Lótus, Raquel Silva, Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, falou sobre os recuperadores físicos, suas vantagens e desvantagens. Num ambiente totalmente informal e num clima de conversa foi explicado que os suplementos alimentares aliados à vertente física podem ser usados, mas com regras e com um acompanhamento efetivo por parte de um técnico de saúde, na medida em que o uso desregulado e por autoprescrição pode trazer efeitos altamente nefastos para a saúde. No Bar da Praia, Cristiana Fonseca, coordenadora do Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional Norte, abordou a importância dos afetos para uma vida emocionalmente mais saudável. Sob o tema “Olho no Olho” referiu a importância do toque nas relações diárias, que frequentemente é substituído por uma mensagem de telemóvel ou uma conversa na internet/facebook. Referiu ainda a importância dos afetos no doente oncológico, como fator determinante para o seu processo de cura. A última tertúlia decorreu no Kastrus, onde Luana Ferreira, Doutorada em Psicologia Clínica, falou sobre sexualidade e a sua importância para o estado emocional e afetivo das pessoas. Num ambiente propício ao esclarecimento de dúvidas, falou-se sobre um tema ainda conotado com muitos tabus, onde foram apresentadas algumas estratégias para uma relação saudável e feliz.