ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 24 de março de 2015

Semana da Leitura

Sarau Cultural encerrou Semana da Leitura de Rede
de Bibliotecas Escolares do Concelho de Esposende
A Semana da Leitura da Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Esposende encerrou com o Sarau Cultural “… todos os sonhos do mundo!”, que decorreu no passado dia 20, no Auditório Municipal de Esposende. 

Este ano e sob o tema “Palavras do Mundo”, cada escola submeteu as suas atuações às palavras de uma personalidade, desde Mahatma Gandhi a Fernando Pessoa, passando por Martin Luther King, Joseph Addison e Malala Yousafzai.

O sarau constitui um verdadeiro encontro intergeracional, envolvendo a participação de encarregados de educação, alunos e professores, num verdadeiro trabalho de partilha e amor ao livro e à leitura. A iniciativa traduziu também o espírito da Escola Inclusiva, dado que alunos com diferentes graus de deficiência atuaram lado a lado com os colegas e professores, tornando, assim, este espetáculo único e enriquecedor.

A Semana da Leitura, que decorreu entre 16 e 20 de março, mobilizou a comunidade educativa, divulgando o trabalho de muitos profissionais, que, de forma anónima, contribuem para o sucesso educativo das crianças do concelho. As crianças e os jovens participaram de forma criativa e empenhada nas várias iniciativas, desde horas do conto a dramatizações, passando por concursos de leitura. Realce para os encontros com os autores/escritores Luísa Ducla Soares e Daniel Completo, Richard Zimler, Ana Paula Figueiredo, entre outros, que tornaram ainda mais rica e completa esta edição.