ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 24 de março de 2015

Município de Esposende

 Município de Esposende promoveu
mais uma edição dos Jogos Desportivos Escolares
Entre os dias 16 a 20 de março, decorreu mais uma edição dos Jogos Desportivos Escolares do Município de Esposende, com as eliminatórias e finais das modalidades de Andebol, Basquetebol, Futsal e Voleibol. A competição insere-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende e envolve, na sua globalidade, a participação de aproximadamente 700 alunos dos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos e Secundário, com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos.




Ao longo da semana passada foram, assim, apuradas as equipas vencedoras em cada modalidade. A sexta edição dos Jogos Desportivos Escolares teve início a 30 de janeiro, com a realização da prova de Atletismo, e termina a 10 de abril, com a competição de Badminton.

Em termos classificativos, na modalidade de Andebol, em Masculinos, venceu a equipa da EB António Correia de Oliveira, no 2.º lugar classificou-se a EB de Apúlia e em 3.º ficou a Escola Secundária Henrique Medina. Em Femininos, o 1.º lugar foi arrebatado pela Escola Secundária Henrique Medina, tendo subido também ao pódio as equipas da EB de Apúlia e da EB de Marinhas.

No que se refere ao Voleibol, em Masculinos, a equipa vencedora foi a da EB de Marinhas, a EB de Apúlia classificou-se em 2.º lugar e a Escola Secundária Henrique Medina ficou em 3.º. No escalão Femininos, venceu a Escola Secundária, que alcançou também o 3.º lugar, tendo a EB de Forjães alcançado o 2.º posto.

No Basquetebol, no escalão Masculinos, sagrou-se vencedora a EB de Apúlia, tendo a EB de Marinhas conquistado os 2.º e o 3.º lugares. Em Femininos, o 1.º lugar foi alcançado pela EB de Apúlia e que a EB de Marinhas conquistou ou outros dois lugares do pódio.

Por fim, na modalidade de Futsal, em Masculinos, a EB António Correia de Oliveira conquistou o 1.º e 3.º lugares e a EB de Apúlia ficou em 2.º lugar. No escalão Femininos, a EB António Correia de Oliveira alcançou os 1.º e o 2.º lugares e a EB de Forjães ficou em 3.º.

Promover uma formação desportiva a longo prazo, através de uma proposta complementar às atividades já desenvolvidas no âmbito do desporto escolar é um dos objetivos dos Jogos Desportivos Escolares, que visam também fortalecer e fomentar, através de diversas modalidades, a relação entre a prática desportiva que é proporcionada pelas escolas e a que é desenvolvida pelo associativismo desportivo. Pretende-se, igualmente, criar um envolvimento entre as várias escolas do concelho, proporcionando um intercâmbio entre os alunos dos diferentes estabelecimentos de ensino, assim como promover uma iniciativa apelativa para a comunidade educativa.