ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 26 de março de 2015

Coro de Pequenos Cantores de Esposende

Coro de Pequenos Cantores de Esposende convidado a colaborar em projeto nacional de Educação Musical
Dois concertos preenchem agenda deste fim de semana
O Coro de Pequenos Cantores de Esposende (CPCE) foi convidado pela Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) a participar num projeto de âmbito nacional, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, que visa a construção de um plataforma digital para a Educação Musical no país.



Para o efeito, a APEM convidou vários compositores portugueses para fazerem arranjos de melodias tradicionais portuguesas e composições originais, com textos, entre outros, de autores portugueses, dedicados à infância. O honroso desafio lançado ao CPCE foi o de gravar um ciclo de sete canções, intitulado “Pelo Aroma das Sílabas”, escrito pelo compositor Paulo Bastos, com textos de poetas como Luísa Ducla Soares, Eugénio de Andrade, Miguel Torga, Alice Vieira António Botto e Sidónio Muralha. A gravação decorrerá amanhã, dia 27 de março, sendo que o projeto global será apresentado a nível nacional no final deste ano.

No próximo fim-de-semana, o Coro de Pequenos Cantores vai realizar dois concertos. No sábado, dia 28, às 21h30, apresenta-se em Guimarães, na Igreja de Santo António dos Capuchos, e, no domingo, às 17h00, na Igreja da Misericórdia de Esposende, estará na abertura da terceira edição da MusiCórdia MMXV – Temporada de Música, promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Esposende e pela Escola de Música de Esposende, com o apoio da Câmara Municipal de Esposende.

Sob o título “Tempo de ComPaixão”, o programa percorrerá a densidade e elevação ascética do calendário litúrgico da Quaresma e da Semana Santa. O concerto apela à espiritualidade de cada ouvinte, iniciando a viagem com repertório polifónico da renascença, de Palestrina, passando por Mozart, até à polifonia de Brahms. Esta primeira secção do concerto está centrada na riqueza harmónica, pureza sonora da polifonia das vozes brancas, fundamentadas pela profundidade dos textos. O concerto culmina com a apresentação do “Stabat Mater” de G. B. Pergolesi, uma das mais famosas obras-primas do período barroco, que descreve, passo a passo, as dores de Nossa Senhora durante a crucificação e morte de seu filho, Jesus Cristo.

Sob direção de Helena Venda Lima, serão ainda intérpretes o MusiCórdia Ensemble e as solistas Rita Venda (soprano) e Sara Amorim (alto).