ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Município de Esposende

Município de Esposende permuta terrenos para criar estacionamento junto à Praia de S. Bartolomeu do Mar

Tendo em vista colmatar a falta estacionamento junto à Praia de S. Bartolomeu do Mar, recentemente requalificada no âmbito do Programa Polis Litoral Norte, a Câmara Municipal de Esposende procedeu à aquisição, sob a forma de permuta, de um terreno com a área de 3 300 metros quadrados, localizado nas imediações da frente marítima. Em troca, a Autarquia cedeu aos proprietários dois lotes de terreno para construção, propriedade municipal, localizados na Rua da Estrada Nova, junto ao Centro Social de Mar.


O negócio vai permitir ao Município criar uma zona de estacionamento automóvel próxima da praia, disponibilizando-a como espaço de apoio à tradicional Romaria de S. Bartolomeu do Mar, que ocorre anualmente no mês de agosto. O terreno é marginal à obra de requalificação da frente da praia e à futura Ecovia do Litoral, a executar no âmbito do Programa Polis Litoral Norte, configurando-se, assim, de relevante importância a disponibilização de aparcamento naquela área.

Concretizada num processo rápido, pleno de oportunidade, esta negociação reflete a boa gestão do património municipal, dado que está em causa a permuta de prédios sem grande utilidade para o Município por um terreno que vai permitir resolver a carência de estacionamento no local.

Considerando a recente requalificação da frente marítima e atendendo a que o terreno em causa se insere em REN (Reserva Ecológica Nacional) e em RAN (Reserva Agrícola Nacional), é intenção do Município preservar o espaço o mais natural possível, excluindo a execução de qualquer intervenção, para além da delimitação da área e da terraplanagem, sem impermeabilização, do piso.
 O Serviço de Comunicação e Imagem da CME